Ser diferente, ser igual (bullying e violência, preconceito e discriminação)

 

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Apresentação:

O Curso de Aperfeiçoamento Ser Diferente, Ser Igual - é uma ação de formação contiuada decorrente de parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). O curso de Aperfeiçoamento Ser Diferente, Ser Igual enfatiza o combate ao bullying, a violência, ao preconceito e a discriminação, a partir da perspectiva da educação e dos direitos humanos.

Este projeto se justifica por propor ações de intervenção para a prevenção e para o combate ao bullying, à violência, ao preconceito e à discriminação em suas diversas expressões e motivações (racismo, LGBTfobia, machismo, classismo, capacitismo, gordofobia, etc.) a partir do protagonismo e da autoria de profissionais da educação básica, especialmente aquelas e aqueles que se encontram em exercício docente, no espaço da escola. Neste sentido, todo o escopo desta proposta focaliza o fortalecimento da cidadania dos sujeitos que vivem no território alcançado por ela. Trata-se de fortalecer o desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão das emoções, para a autonomização, para a construção de relações interpessoais éticas e para a manutenção da integridade individual e coletiva, considerando as realidades sociais e culturais dos sujeitos envolvidos

 

Objetivos:

Objetivo geral:

Contribuir para a prevenção ao Bullying e violência, Preconceito e Discriminação na escola através da difusão de saberes e compartilhamento de experiências pedagógicas junto aos profissionais da educação das redes públicas de ensino, para que estes possam realizar ações interventivas contra o racismo, o sexismo, o machismo, a LGBTfobia, o capacitismo, a intolerância religiosa e toda e qualquer forma de violação dos direitos humanos.

Objetivos específicos:

• Capacitar 250 profissionais da educação da rede pública de ensino para atuarem como multiplicadores de ações interventivas para prevenção ao Bullying e violência, Preconceito e Discriminação;

• Ampliar o repertório de recursos pedagógicos dos cursistas na promoção e defesa dos direitos humanos a partir da abordagem dos eixos temáticos propostos a serem trabalhados nas 180 horas do curso de aperfeiçoamento;

• Acompanhar os cursistas na elaboração e execução dos projetos de intervenção a serem aplicados nas escolas das áreas cobertas pelos cinco polos estratégicos do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nova Friburgo e Macaé;

 

Público-alvo:

Os profissionais da educação que compõem o público alvo dessa proposta são professoras e professores no exercício da docência nas escolas públicas das redes estadual e municipais de ensino distribuídos nas áreas de abrangência dos 4 polos estratégicos do curso no Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (nos territórios da Maré e Manguinhos), Nova Friburgo (Região Serrana), Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e Macaé. Soma-se a eles gestores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e outros agentes educadores que atuam nas escolas. Como a rede estadual de ensino oferece principalmente o segundo segmento do ensino fundamental e o ensino médio e as redes municipais de ensino cobrem a educação infantil e todo o ensino fundamental, esta proposta alcança profissionais de toda a educação básica.

 

Pré-requisito:

É necessário que os participantes tenham acesso à internet e disponibilidade de participar de 4 encontros presenciais no polo escolhido.

 

Carga horária:

180 horas (144 horas no ambiente virtual e 36 horas nos encontros presenciais).

 

Modalidade:

Semi-presencial.

As aulas a distância serão realizadas a distância na plataforma Moodle da UFRJ (ead.ufrj.br). O curso terá encontros presenciais nos seguintes polos:

Duque de Caxias (4 encontros aos sábados)

Macaé (4 encontros às quartas-feiras)

Nova Friburgo (4 encontros às sextas-feiras)

Nova Iguaçu (4 encontros às quartas-feiras)

Rio de Janeiro (4 encontros em dia a confirmar)

Os quatro encontros presenciais, realizados nos polos, tem o objetivo de articular os conteúdos apreendidos no ambiente virtual com a prática profissional cotidiana.

 

Conteúdo:

Módulo I - Família, Escola e Sociedade Atual
Módulo II - O que é Violência: educação e direitos humanos
Módulo III - Cidadania, Igualdade e Diferença
Módulo IV - Educação e Relações de Gênero: e a escola com isso?
Módulo V - Relações étnico-raciais na escola
Módulo VI - Enfrentar o Bullying: desafio meu, seu, nosso

 

Metodologia:

    O Curso será oferecido na modalidade de educação a distância, hospedado no ambiente virtual de aprendizagem (plataforma Moodle) da UFRJ, no endereço ead.ufrj.br, onde os cursistas terão acesso aos módulos. Além de um módulo de ambientação para abrir o Curso e outro de avaliação para encerrá-lo, os cursistas terão acesso aos conteúdos pelos módulos descritos acima.

Os módulos de conteúdo serão compostos por, no mínimo, um material teórico para leitura, um vídeo sobre o tema correspondente, um fórum de discussão e uma tarefa. Os 250 cursistas serão divididos em 10 turmas. Estas, com 25 cursistas cada, serão acompanhadas por um tutor, que terá a incumbência de mediar e fomentar o debate nos fóruns de discussão, tirar dúvidas sobre as atividades do curso e navegação na plataforma e incentivar a participação no curso. Ou seja, subsidiar o desenvolvimento de atividades, acompanhar e orientar os cursistas. Além dos tutores, comporão a equipe do Curso, formadores, que atuarão na formação e no acompanhamento dos tutores, coordenando suas ações; supervisores do curso para acompanhar o desempenho dos formadores e dos tutores; professores pesquisadores, responsáveis pela concepção teórico-metodológica e elaboração dos materiais pedagógicos do curso e pela formação da equipe e; coordenador-adjunto, que responderá pela gestão e execução do curso.

Na perspectiva de uma metodologia participativa, os cursistas serão constantemente convidados a postar textos, vídeos, charges e imagens nos fóruns de discussão sobre o tema correspondente, além dos já propostos pelo curso, para enriquecer a discussão e ampliar o repertório de conhecimento da turma. A participação no fórum, as tarefas sugeridas e a elaboração e a realização do projeto de intervenção compõem o conjunto de atividades pelas quais os cursistas serão avaliados. 

Os professores pesquisadores e os formadores dedicarão uma carga horária específica para o desenvolvimento de atividades de orientação, instrução e acompanhamento nos polos presenciais e nas escolas. Assim, deverão acompanhar também a elaboração e a realização do projeto de intervenção, que será o trabalho final de conclusão de curso. 

Vale ressaltar que durante a vigência do curso estão previstos 4 (quatro) encontros presenciais, com o objetivo de articular os conteúdos apreendidos no ambiente virtual com a prática profissional cotidiana do profissional.

Os encontros presenciais terão também o objetivo de orientar os trabalhos de conclusão de curso. A cada encontro um grupo de professores e tutores estarão realizando Oficinas de Linguagens com objetivo de instrumentalizar os cursistas para a produção de seus projetos de intervenção. Cada encontro reunirá 50 cursistas que se dividirão nas 2 oficinas por encontro. Uma oficina pela manha, outra a tarde com grupos de 25 em cada uma. 

As Oficinas de Linguagens presenciais serão:


- Imagem (fotografia e vídeo documental) – Princípios básicos de fotografia e produção documental. Gravação em vídeo; montagem de roteiro de entrevista
- Produção de texto (poesia) – jogos poéticos com os temas trabalhados nos módulos
- Produção gráfica (design e ilustração) – princípios de tipografia e colagem
- Espaço cênico (cenografia e jogos espaciais) – o uso da sala de aula como espaço cênico, a produção do espaço, a transformação do espaço, a ocupação do espaço.

 

Inscrições:

 As pré-inscrições deverão ser realizadas pelo link abaixo. No momento da inscrição, o participante deverá escolher o pólo de encontros presenciais, e indicar no cadastro a qual escola pública está lotado.

 

Período de realização:

De abril a setembro de 2018.

  

O curso teve início no ambiente virtual de aprendizagem em 17/04, e um e-mail com instruções de acesso foi enviado aos participantes. Se vocês se inscreveu no curso e não recebeu o e-mail, informe a equipe do curso enviando um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

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