Administração e Gestão Pública - uma nova perspectiva com a prática do PMBoK (Noções Básicas)

Apresentação:

Este curso de extensão tem como objetivo capacitar servidores públicos de todas as esferas governamentais (Municipal, Estadual e Federal), comprometido com a melhoria no desempenho profissional, na intenção de que as competências, habilidades e aptidões dos servidores estejam sempre atualizadas. Há de se reconhecer que essas práticas apontam para resultados positivos, que estimulam a valorização e a elevação da autoestima, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional do capital social da instituição.

Objetivos:

1 - Motivar aos servidores das esferas governamentais (municipal, estadual e federal) em suas iniciativas de capacitações voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e pessoais;

2 - Promover a capacitação gerencial básica do servidor e sua qualificação para o exercício de atividades de gerenciamento, gestão e assessoramento;

3 - Apresentar conceitos da gestão de projetos (PMBOK), em conformidade com a administração e gestão pública;

4 - Propiciar uma formação básica (teórica e prática) nas diversas áreas que compõem os processos da administração e da gestão pública;

5 - Contribuir na formação de gestores que possam, no futuro, participar e/ou liderar, de forma ativa e reflexiva, os processos e a tomada de decisão.

Público-alvo:

Servidores públicos de todas as esferas governamentais (Municipal, Estadual e Federal).

Modalidade, Metodologia e Avaliação:

1 – Modalidade: O curso será ministrado na modalidade EaD, na sua totalidade online, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle;

2 – Metodologia: serão utilizados diversos materiais didáticos e com apoio de um tutor online para auxiliar nas dúvidas referentes a sala de aula virtual, assim como também em dúvidas referentes ao conteúdo do curso. O curso conta com o Guia PMBOK, com revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas, e debates sobre as experiências e práticas educacionais. A abordagem a ser utilizada visa à interação, a participação e a construção do conhecimento;

3 – Avaliação: Será aplicado um simulado ao final do curso, com o objetivo de apurar o conhecimento alcançado pelos alunos.

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).

Carga-horária:

60 horas.

Conteúdo:

O curso é composto por 5 (cinco) disciplinas:

1 - Ambientação e apresentação do curso;

2 - Introdução à gestão de projetos;

3 - Administração e gestão pública;

4 - Gerência das partes interessadas;

5 - Gerência de escopo.

Inscrição:

De 11/03 a 25/03/2019

Período de realização do curso:

Início: 02/04/2019

Previsão de término: 03/06/2019

Local das aulas:

Sala virtual por meio da plataforma Moodle, ambientevirtual.nce.ufrj.br

Número de vagas:

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Por motivo de frequentes incompatibilidades operacionais com o nosso sistema, solicitamos aos candidatos que não utilizem o serviço de e-mail hotmail.

Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:

- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;

- Clique em Cadastrar-se;

- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.

Inscrever

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ