Educação em TEA (transtorno do espectro autista) - Conceitos Básicos

A PRÉ-INSCRIÇÃO FOI ENCERRADA DEVIDO À GRANDE PROCURA E EXCESSO DE INSCRITOS.

OS SELECIONADOS SERÃO AVISADOS POR E-MAIL ENTRE OS DIAS 22/04 E 26/04.

Apresentação:

Este curso visa capacitar servidores públicos, de todas as esferas, envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo. Considerando o aumento significativo de indivíduos diagnosticados com o transtorno do espectro do autismo (TEA), é fundamental, através da capacitação, instrumentalizar esses servidores sobre os diferentes níveis de autismo, suas características, atendimento e práticas adequadas, a fim de promover a cidadania desses indivíduos, conforme visam as políticas educacionais de ensino. Sendo assim, a capacitação permitirá desenvolver habilidades e ampliará o conhecimento dos servidores buscando contribuir no desenvolvimento dos indivíduos com TEA, que apesar de apresentar conduta diferente, pela dificuldade em se comunicar e interagir socialmente, podem e devem estar inseridos na sociedade.

Objetivos:

- Propiciar uma formação básica (teórica e prática) aos servidores públicos envolvidos no atendimento de indivíduos no transtorno do espectro do autismo;

- Fomentar reflexões e contribuir com a formação de profissionais para que possam avaliar e aprimorar suas práticas educacionais;

- Divulgar o conhecimento científico e práticas educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA.

Público-alvo:

Servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Modalidade e Metodologia:

O curso será ministrado na modalidade EaD, 100% online, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle, utilizando-se de materiais audiovisuais variados e com apoio de um tutor online para auxiliar nas dúvidas referentes a sala de aula virtual, assim como também em dúvidas referentes ao conteúdo do curso. O curso conta com revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas, e debates sobre as experiências e práticas educacionais. A abordagem a ser utilizada visa a interação, a participação e a construção do conhecimento. A avaliação será pautada em questionários de múltipla escolha e atividades práticas.

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).

Carga horária:

90 horas.

Conteúdo:

O curso é composto por 9 módulos:

1. 1. Ambientação

2. 2. Introdução ao Transtorno do espectro do autismo (TEA)

3. 3. Características do aluno com TEA

4. 4. Atividade avaliativa - Quiz I

1. 5. Inclusão e políticas públicas

2. 6.Inclusão do aluno com TEA

3. 7. Atividade avaliativa - Quiz II

4. 8. Práticas inclusivas na escola

5. 9. Avaliação final - Questionário revisão

5.

Pré-Inscrições:

Pré-inscrições encerradas por excesso de inscritos!

A coordenação do curso enviará e-mail para os selecionados.

Período de Realização:

Início do curso: 07/05/2019

Previsão de término: 12/08/2019

Local da aulas:

Aulas por meio da plataforma  ambientevirtual.nce.ufrj.br

Número de vagas:

250 vagas