LibreOffice 5.3 (A Distância)

 

VAGAS ESGOTADAS!

Apresentação:

O curso visa conscientizar os servidores públicos quanto à utilização do Software Livre e capacitá-los no uso da suíte LibreOffice, buscando aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos documentos, planilhas e apresentações criadas pelos servidores.

 

Objetivos:

- Diminuir o impacto da adaptação do servidor à política de adoção de Software Livre do Governo Federal;

- Criar, formatar, salvar documentos com recursos adicionais utilizando o editor de textos LibreOffice Writer;

- Criar, formatar, salvar planilhas e criar gráficos utilizando a planilha eletrônica LibreOffice Calc;

- Criar, formatar e salvar apresentações gráficas utilizando o LibreOffice Impress.

 

Público-alvo:

Servidores públicos em geral.

 

Modalidade:

A distância.

 

Metodologia:

O curso será ministrado em um formato semanal. Neste formato as atividades terão início na quarta-feira e terminarão na terça-feira seguinte. Desta forma o aluno deverá, obrigatoriamente, acessar o ambiente de aprendizagem para participar das atividades, dentro do período semanal estipulado. As atividades serão variadas, tais como: fóruns, envio de tarefa realizada offline e questionários. Os fóruns serão utilizados como ferramenta de interação entre o aluno-tutor e aluno-aluno, onde os alunos poderão submeter suas dúvidas ao tutor ou aos colegas de turma. Os questionários semanais serão utilizados para sedimentar o conhecimento obtido em cada etapa e serão contabilizados para a nota final do aluno. Além dos questionários, o aluno deverá enviar semanalmente tarefas, previamente solicitadas, de acordo com o conteúdo abordado na semana. As tarefas também serão contabilizadas na nota final do aluno.

O processo de avaliação é complementado com uma Avaliação Final à distância composta de questões objetivas. A aprovação  está condicionada a, no mínimo, 70% de aproveitamento das atividades semanais e, no mínimo, 50% de aproveitamento da avaliação final.

O aluno poderá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem no dia e na hora que lhe for mais conveniente, pois o mesmo estará disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

 

Carga-horária:

120 horas.

 

Conteúdo:

- Conhecendo a proposta do Software Livre;

- Conhecendo o padrão de arquivos ODF;

- LibreOffice Writer;

- LibreOffice Calc;

- LibreOfficeImpress.

 

Inscrição:

20/03 a 02/04/2018

Período de realização:

04/04/2018 a 12/07/2018

 

Aulas por meio da plataforma: ead.ufrj.br

 

Número de vagas:

180 vagas (60 para servidores da UFRJ, 120 para servidores externos)

 

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ