Saúde e Desenvolvimento Infantil: do nascimento à adolescência (Presencial)

Apresentação:

O curso objetiva analisar as grandes contribuições teóricas de quatro autores: Alessandra Piontelli, Esther Bick, Daniel Stern e Donald W. Winnicott, para a psicologia, psicanálise, psiquiatria, pediatria, serviço social, psicopedagogia, educação, fisioterapia, e áreas afins, podendo, desta forma, contribuir com a capacitação dos profissionais da saúde, de ciências humanas e da educação atuantes no serviço público, bem como alunos em formação nestas respectivas áreas.

 

Objetivos:

Geral: capacitar profissionais e estudantes do terceiro grau das áreas da medicina pediátrica, psiquiatria infantil, enfermagem, pedagogia, psicopedagogia, serviço social, fisioterapia, psicologia e psicanálise, pertencentes ao serviço público federal, estadual e municipal.

Específicos:

- apresentar as principais contribuições teóricas de Donald W. Winnicott, no campo do desenvolvimento e saúde infantil;

- verificar as aplicações teóricas e práticas bem como suas contribuições nas áreas dos profissionais acima citados.

 

Público-alvo:

Servidores que tenham atuação voltada para o atendimento a crianças e adolescentes.

 

 Modalidade:

Presencial.

 

Carga-horária:

 72 horas.

 

Conteúdo:

 Unidade I – Contribuições na observação de bebês

1. As contribuições de Alessandra Piontelli na observação do desenvolvimento do feto.

2. As contribuições de Esther Bick na observação de bebês em desenvolvimento.

3. As contribuições de Daniel N. Stern na construção do mundo interno do bebê.


Unidade II – Vida e obra de Donald W. Winnicott e principais conceitos teóricos

1. Winnicott – vida e obra.

2. Principais conceitos teóricos.

 

Unidade III – Teoria do desenvolvimento emocional I

1. O desenvolvimento emocional primitivo.

2. Preocupação materna primária.

3. Objetos transicionais e fenômenos transicionais.


Unidade IV: O bebê e sua família

1. O primeiro ano de vida.

2. O relacionamento entre uma mãe e seu bebê.

3. Um homem encara a maternidade.

4. E o pai?

5. O bebê como pessoa.

6. A alimentação no bebê.

7. O que é uma criança normal?

8. A adolescência.


Unidade V – Psicopatologia do desenvolvimento e psicossomática

1. O medo do colapso.

2. Pediatria e psiquiatria.

3. Psicose e cuidados maternos.

4. Pediatria e neurose infantil.

5. Definição teórica no campo da psiquiatria infantil.

6. Contribuições da psicanálise à obstetrícia.

7. Atendimento de caso com crianças mentalmente perturbadas.

8. Autismo e esquizofrenia infantil em termos de fracasso adaptativo.

9. A psicose na criança e no adolescente.

10. Tratamento para psiquiatria de crianças.

11. Os doentes mentais na prática clínica.

12. Provisão para a criança na saúde e na crise.

13. O alicerce da saúde mental.

14. Timidez e perturbação nervosa nas crianças.

15. A enurese.

 

Inscrição:

A definir

 

Período de Realização:

Edição de 2016 - turma cancelada.

Edição de 2017 - a definir.

 

Local das aulas:

 Auditório do Instituto de Psicologia da UFRJ. Campus UFRJ - Praia Vermelha.

 

Número de vagas:

60 vagas.