Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e Modelo de Excelência em Gestão (MEG)

 

Apresentação

 

O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Neste sentido, o curso habilitará o aluno a ter uma visão sistêmica (de toda organização), entendendo as rotinas de trabalho e suas interligações, identificando os gargalos de gestão a partir das análises críticas dos sistemas, capacitando-o a implantar, manter e/ou auditar um sistema de gestão, segundo os requisitos de qualidade das Normas serie ISO 9000.

 

Objetivos

- Promover conhecimento das normas de Sistema de Gestão da Qualidade e disseminar o conhecimento e as ferramentas para possibilitar a instituição a participar do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) promovido pelo Programa Nacional da Qualidade do MPOG.

- Promover conhecimento em técnicas de auditorias de sistemas de gestão.

- Elaborar relatórios de auditorias.

- Participar de oficinas com as ferramentas da gestão da Qualidade, oficinas para entendimento de gestão por processos no mapeamento e modelagem dos processos de trabalho.

- Desenvolver o senso crítico com relação aos requisitos das normas de gestão.

 

Público-alvo

Servidores que tenham Ensino médio ou Superior, que atuem como gestores ou executores de atividades técnicas e administrativas e que demandem melhorias nas rotinas de trabalho (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança).

 

Modalidade

Presencial

 

Pré-requisito

Ter o Ensino médio completo

 

Carga Horária

150 horas

 

 Metodologia

      O curso será apresentado em slides no equipamento datashow e multimídia, interagindo com a turma respondendo perguntas durante as apresentações. Para melhor entendimento da matéria, em algumas disciplinas, serão enriquecidos com apresentações de vídeos, dinâmica de grupo, além das oficinas simulando situações reais vivenciadas nas auditorias a partir das experiências dos instrutores. Os módulos de cada norma serão apresentados em separado conforme as experiências dos instrutores. Um dos módulos será de integração das normas, elaboração de relatório de auditoria, relatório de não-conformidade. 

É importante ressaltar que durante as aulas haverá oficinas para elaboração da documentação do sistema com a ajuda de tutores profissionais experientes e, para fazer jus ao certificado de conclusão do curso, os alunos deverão ter a frequência mínima de 75% e participar no mínimo de uma auditoria interna e participar da elaboração da documentação de um sistema e ser auditado.

 

Conteúdo

- Ética no serviço público;

- Princípios da gestão qualidade segundo Normas ISOs série 9000

- Política e Objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade , (aula teórica e oficinas para desenvolver a política e objetivos de uma organização):

- Estudo das normas NBR ISO 9001:2015,

- Treinamento no instrumento do Programa Nacional de Excelência em Gestão Publica (GesPública), avaliação do prêmio nacional de Gestão Pública – PQGF; segundo critérios da Fundação Nacional da Qualidade (aula teórica e oficinas);

- Teoria e prática de mapeamento e modelagem de processos (aulas teóricas e oficinas de modelagem de processos);

- Pesquisa de satisfação de cliente interno e externo;

- Elaboração de planejamento estratégico, (aulas teóricas e oficinas);

- Desenvolver a missão e visão da organização, (aulas teóricas e oficinas);

- Elaboração de planilha de riscos e planilha de aspectos e impactos ambientais (aulas teóricas e oficinas);

- Auditorias internas de SGQ conforme a norma NBR ISO 19011:2012 (diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), (aulas teóricas e oficinas);

- Elaboração de plano e programa anual de auditoria interna dos sistemas de gestão, (aulas teóricas e oficinas);

- Código de conduta do auditor durante as auditorias;

- Tratamento de não-conformidades e oportunidade de melhoria das auditorias internas, (aulas teóricas e oficinas).

Período de inscrições

De 17/02 a 17/03/2017

 

Período de realização

Segundas e Quartas, de 15:00 às 17:00

De 20/03 a 13/12/2017

 

Local das aulas

UFRJ, Centro de Tecnologia, Auditório da Coppe, Bloco G, sala 122.

 

Número de vagas

- 30 vagas para servidores da UFRJ

- 40 vagas para servidores externos

 

 

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ