Boas Práticas de Laboratório e Segurança Química (A Distância)

 

Apresentação:

Os laboratórios de pesquisa e ensino requerem a presença de profissionais capacitados que orientem os usuários nos quesitos das Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Segurança Química. O conceito de BPL envolve um conjunto de procedimentos que visam à qualidade dos resultados e à redução da exposição aos riscos no ambiente de trabalho. Algumas instruções e conceitos básicos são necessários para a saúde dos servidores que atuam no ambiente de trabalho de laboratórios. Assim, o conhecimento e a prática dos princípios básicos das BPL e de Segurança Química constituem ferramentas essenciais para a sensibilização dos riscos à exposição aos agentes químicos, biológicos e outros que estão presentes nos laboratórios de pesquisa e ensino.

 

Objetivos:

Geral:

1-Desenvolver entre os servidores que atuam em laboratórios a capacidade de identificar riscos químicos e de implementar microprocessos de segurança química para prevenir acidentes e contribuir com sua saúde ocupacional.

Específicos:

1-Capacitar os servidores para atuarem em laboratório de acordo com os princípios básicos de segurança química, como forma de prevenir sua exposição ocupacional;

2-Atualizar seus conhecimentos sobre produtos químicos perigosos, tendo em vista a segurança pessoal e coletiva;

3-Fornecer conceitos básicos de segurança química nos processos de armazenamento e descarte das substâncias, visando à segurança pessoal e patrimonial e à qualidade do meio ambiente.

 

Público-alvo:

Servidores públicos federais, estaduais e municipais que atuam em laboratórios ou em ambientes com produtos químicos.

 

Modalidade:

A distância, com uma aula inaugural presencial na abertura do curso (dia 07/08) realizada na Cidade Universitária (Campus Fundão), Rio de Janeiro 

 

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário). Recomendado para servidores que atuam em laboratórios ou em ambientes com produtos químicos.

 

Carga horária:

 120 horas.

 

Conteúdo:

1. Normas básicas de BPL.

2. Organização do laboratório. O sistema do laboratório. Qualidade no trabalho de laboratório. Sinalização. Rotulagem. Recomendações de ordem pessoal. Recomendações de ordem coletiva. Ambiente de laboratórios de pesquisa. Principais grupos de risco. BPL e saúde ocupacional. Normas gerais de segurança. Conceitos dos 5S no ambiente de laboratório. Atuação responsável. Acidentes e primeiros socorros. Manipulação de produtos químicos.

3. Segurança química I – Riscos químicos.

4. Aspectos gerais de segurança. Vigilância pessoal e coletiva no ambiente de trabalho com produtos químicos. Toxicidade. Conceitos de risco, perigo e acidente. Riscos químicos. Vias de absorção de produtos químicos.

5. Segurança química II – Classes de produtos químicos perigosos.

6. Classes de produtos químicos perigosos. Gases comprimidos e nitrogênio líquido. Equipamentos de proteção individual e coletivo e utilização. Operações em cabine de segurança química. Medidas de segurança. Principais acidentes em laboratórios e procedimentos de emergência.

7. Segurança química III – Armazenamento e descarte químico.

8. Derramamento de substâncias químicas. Armazenamento correto de produtos químicos. Compatibilidade química. Descarte químico. FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

 

Metodologia:

O curso será ministrado no formato de Ensino a Distância (EAD), através da Plataforma Moodle. Serão oferecidos módulos curtos a fim de sedimentar o conhecimento e ao mesmo tempo ser factível para todos os servidores interessados, tenham eles a formação de assistente ou auxiliar de laboratório, técnico médio ou superior. Em cada módulo os alunos serão acompanhados por um tutor, e participarão de fóruns com estudos de caso.  Após cada módulo, o servidor deverá responder um questionário para fixar seus conhecimentos.

Neste formato de curso é necessário que o cursista acesse o ambiente de aprendizagem para participar das atividades dentro do período semanal estipulado. Neste sentido, é essencial que o aluno tenha comprometimento, disciplina e tempo disponível para levar adiante o curso.

 

Inscrições:

De 01/07 a 21/07/2017.

Período de Realização:

De 07/08 a 06/11/2017.

 

Local da aulas:

Aulas por meio da plataforma ead.ufrj.br.

Número de vagas:

70 vagas (30 para servidores da UFRJ e 40 para servidores externos)

VAGAS APENAS PARA LISTA DE ESPERA!

 

Inscrever

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ