Matemática Básica Instrumental (A Distância)

 

Apresentação:

Neste curso serão discutidos e estudados alguns conteúdos matemáticos em nível fundamental, contextualizando-os com as diversas atividades laborais desenvolvidas e desempenhadas nas diferentes instituições públicas, e também com suas necessidades pessoais como, por exemplo, orçamento financeiro familiar, cuidados com a saúde etc., de forma que o participante do Curso perceba a Matemática como elemento importante para a melhoria da sua qualidade de vida.

 

Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Oferecer ao participante do Curso uma oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos matemáticos que já possui, ampliar o seu leque de competências matemáticas e capacitá-lo a utilizar esses conhecimentos, de forma a contribuir para o desenvolvimento do participante e a atender aos interesses institucionais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar um amplo debate sobre a importância, a presença e a abrangência da Matemática na vida em sociedade e no desenvolvimento do país;

- Aperfeiçoar os conhecimentos matemáticos já existentes na bagagem cultural do participante;

- Capacitar o participante, ampliando suas competências matemáticas de modo a atender as demandas do seu local de trabalho que exijam conhecimentos matemáticos;

- Instrumentalizar o participante, buscando sempre que possível a articulação desses conhecimentos às novas tecnologias de informação e comunicação, de forma a dinamizar e potencializar a execução de suas atribuições e responsabilidades.

 

Público-alvo:

Servidores públicos em geral.

 

Modalidade:

A Distância.

 

Carga-horária:

70 horas.

 

Metodologia:

O curso de capacitação proposto é dividido em 7 (sete) módulos semanais e contará com dois Tutores, que acompanharão os alunos nos encontros virtuais na Plataforma EAD UFRJ. 

- Pré-requisito: Facilidade de navegação na internet e no ambiente Windows, e conhecimento dos pacotes Office e/ou BrOffice. 

- Para os encontros virtuais - com carga horária semanal de 7 (sete) horas – será utilizada a plataforma Moodle EAD UFRJ, onde o material didático em mídia digital a ser estudado, e as tarefas a serem realizadas, serão disponibilizados aos participantes pelos Tutores - exigindo do participante do curso um acesso regular à Plataforma -, cabendo ainda aos Tutores a mediação e pontuação dos fóruns semanais. Pretende-se que os fóruns sejam ambientes sociais leves e flexíveis, onde o estímulo à construção colaborativa do conhecimento seja propício, e nesse sentido o Tutor atuará como um facilitador, motivador e propositor de questões que fomentem a discussão, a reflexão e estimulem o pensamento crítico sobre o assunto discutido e, por fim, o desenvolvimento do aluno. Os Tutores, também, atuarão como intermediários entre os participantes e a coordenação do curso.

 

Conteúdo:

  • Módulo I: Matemática hoje - Refletindo trajetos (Ambientação)
  • Módulo II: Matemática é só número? 
  • Módulo III: Operações fundamentais (ou especiais)? 
  • Módulo IV: Medições e representações: Lidando com Geometria
  • Módulo V: Refletindo trajetos (uma pausa para discussão) 
  • Módulo VI: Um pouco de Matemática Financeira
  • Módulo VII: Analisando gráficos e tabelas - Um pouco de Estatística
  • Módulo VIII: Trabalho Final (TFC) e Avaliação do Curso

 

Inscrições:

08/02 a 18/03/2018

 

Período de realização:

Início: 02/04/2018

Previsão de término: 27/05/2018

 

Local das aulas:

O curso será desenvolvido no ambiente virtual EAD UFRJ: ead.ufrj.br

 

Número de vagas:

100 vagas.

 

 

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ