Métodos de Análise em Sistemas Biológicos (Presencial)

 

Apresentação:

O curso de extensão em Métodos de Análise em Sistemas Biológicos, oferecido pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho em parceria com a Pró-reitoria de extensão da UFRJ, tem como objetivo capacitar servidores que atuem na área tecnológica/analítica dentro do campo de ciências da saúde ou áreas relacionadas. Durante o curso serão abordadas e apresentados com profundidade os fundamentos teóricos das seguintes técnicas : - Citometria de Fluxo; - Microscopia de Fluorescência: - Técnicas cromatográficas/Eletroforese; - Espectrometria de Massas; O curso será oferecido por profissionais altamente capacitados do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho com duração de 96 horas e permitirá a certificação pela UFRJ.

 

O curso será capaz de atender alta demanda de mercado sem custos para os servidores da esfera pública. Vale ressaltar que cursos desta natureza exigem investimentos muito elevados e, quase sempre, são oferecidos por empresas especializadas para públicos específicos. Desta forma, a proposta viabilizaria não apenas o acesso de servidores públicos a cursos deste tipo, bem como também, ampliaria o conhecimento e a capacitação em áreas de pesquisa científica relacionadas com as ciências básicas e da saúde. Todas as 4 técnicas abordadas no curso estão fortemente relacionadas com a realização de experimentos nas áreas das ciências básica e da saúde, interpretação de resultados oriundos de publicações científicas destas e de outras áreas de interesse e na elaboração e divulgação de dados de natureza científica. Deste modo, o curso de Métodos de Análise em Sistemas Biológicos permitirá a compreensão dos fundamentos teóricos destas técnicas e a inserção e/ou propagação deste conhecimento para o público de profissionais destas áreas.

 

Objetivos:

Capacitar servidores públicos de todas as 3 esferas públicas na compreensão dos fundamentos teóricos das técnicas de citometria de fluxo, microscopia de fluorescência, cromatografia/eletroforese e espectrometria de massa.


 Objetivos Específicos:

• Apresentar um breve histórico das técnicas apresentadas;

• Apresentar os fundamentos físicos envolvidos nas 4 técnicas apresentadas no curso;

• Descrever os componentes dos equipamentos envolvidos em cada técnica apresentada e como cada equipamento contribui para a realização da técnica utilizada; 

• Identificar as aplicações mais utilizadas pelas 4 técnicas nos diferentes campos do conhecimento associados com as ciências da saúde;

• Identificar e interpretar resultados obtidos pelas técnicas em publicações das ciências biológicas e da saúde; 

• Conhecer as diferentes formas de compilação e apresentação de gráficos e dados obtidos pela 4 técnicas exploradas no curso.

 

Público-alvo:

Profissionais que atuam na área tecnológica com interesse em análises na área biológica ou da saúde.

 

Modalidade:

Presencial. Aulas aos sábados, de 9h às 18hs, na Cidade Universitária da UFRJ.

 

Carga horária:

96 horas.

 

Conteúdo:

Módulo 1

Espectrometria de Massas:

-Histórico; Fundamentos; Usos; Tópicos Avançados.

 

Módulo 2

Citometria de Fluxo:

- Histórico; Fundamentos; Usos; Tópicos Avançados.


Módulo 3

Cromatografia e Eletroforese

- Histórico; Fundamentos; Usos; Tópicos Avançados.

 

Módulo 4

Microscopia de Fluorescência

- Histórico; Fundamentos; Usos; Tópicos Avançados.

 

Metodologia:

O curso será divididos em quatro módulos independentes. O aluno será contemplado pelas aulas de um único módulo por vez. Cada módulo contará com um único instrutor especialista na técnica estudada. Ao final de cada módulo será aplicada uma avaliação que exigirá a compreensão mínima do conteúdo apresentado. Os alunos serão avaliados em cada módulo do curso através da aplicação de prova teórica que exigirá a compreensão do conteúdo específico mínimo de cada módulo. A nota final do curso será obtido pela média aritmética das notas obtidas para cada módulo. Vale ressaltar que a aprovação do curso dependerá de 2 critérios : 1) Mínimo de 75% de presença no curso; 2) Nota final do curso igual ou superior a 7,0.

 

Período de inscrição:

01/07 a 31/07/2017

 

Período de realização:

Aulas aos sábados, das 9h às 18hs (com intervalo de 1 hora para almoço);


MÓDULO 1 - CITOMETRIA:

Dias 05/08, 12/08 e 19/08


MÓDULO 2 - MICROSCOPIA:

Dias 26/08, 02/09 e 16/09
(feriado de 07/09 - quinta-feira - não haverá aula no sábado dia 09/09)


MÓDULO 3 - CROMATOGRAFIA:

Dias 23/09, 30/09 e 07/10

MÓDULO 4 - ESPECTOMETRIA DE MASSAS:

Em virtude dos 3 feriados seguidos (dia 12/10 - quinta-feira, não teríamos aula no sábado dia 14/10; dia 28/10 - sábado, dia do funcionário público; e dia 02/11 - quinta-feira - não haveria aula no sábado dia 04/11), optamos que as aulas do último módulo aconteçam nas datas abaixo: 

Dias 11/11, 18/11 e 25/11

(sem intervalos de feriados e sem aula no dia 21/10)

 

Local das aulas:

CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE - INSTITUTO DE BIOFISICA CARLOS CHAGAS FILHO - UFRJ - SALA G1-022 Avenida Carlos Chagas Filho, 373 Bloco G - 1o andar - Sala G1-022 Cidade Universitária - Ilha do Fundão CEP: 21941-902, Rio de Janeiro - RJ

 

Número de vagas:

60 vagas.

 

Inscrever

 

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ