Tutoria em EAD: Reflexões e Práticas

 

 Apresentação:

O curso Tutoria em EaD: Reflexões e Práticas tem como objetivo capacitar servidores públicos para atuação como tutores a distância em ambientes virtuais de aprendizagem, proporcionando conhecimentos necessários à compreensão do processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade de ensino e desenvolvendo habilidades e atitudes que possibilitem uma atuação de qualidade como tutor do ensino a distância. O desenho do curso possibilita um entendimento sobre: o cenário em que tem se dado as práticas de ensino a distância e as tecnologias geralmente utilizadas; concepções sobre tutoria em EaD, modelos e processos avaliativos; ferramentas técnico-pedagógicas e práticas de mediação em ambiente virtual de aprendizagem.

 

Objetivos:

- Capacitar servidores públicos para atuação como tutores a distância em ambientes virtuais de aprendizagem.

- Proporcionar conhecimentos necessários à compreensão do processo de ensino-aprendizagem na modalidade de ensino a distância;

- Desenvolver habilidades e atitudes que possibilitem uma atuação de qualidade como tutor;

- Promover reflexões sobre a cibercultura e o meio em que se dão as práticas docentes mediadas por tecnologias digitais;

- Possibilitar a experiência de reflexão sobre a ação por meio da vivência como tutor através de uma atividade de simulação de tutoria.

 

Público-alvo:

Servidores docentes e técnico-administrativos de Instituições Federais de Ensino Superior.

 

 Modalidade:

À distância.

 

Pré-requisitos:

Ser servidor público graduado ou cursando graduação, ter conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma diariamente (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).

 

Carga-horária:

120 horas

 

Conteúdo:

 

Semana de Ambientação

MÓDULO 1) Cibercultura e tecnologias digitais

MÓDULO 2) Fundamentos da EaD: histórico, conceitos e base legal

MÓDULO 3) Tutor a distância e aluno 'virtual'

MÓDULO 4) Modelos de tutoria e processos de avaliação

MÓDULO 5) Ferramentas técnico-pedagógicas para o ensino on-line

MÓDULO 6) Prática de interação e mediação

 

Metodologia:

O curso é oferecido na modalidade a distância, privilegiando a aprendizagem colaborativa por meio de debates em fóruns de discussão. Cada turma é acompanhada por um tutor, e o conhecimento dos alunos é construído ao longo do curso com atividades como leituras, vídeos, fóruns de discussão, trabalhos e outros.

A metodologia se baseia numa abordagem sócio-interacionista de Educação a Distância, que concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. Neste sentido, o curso privilegia a aprendizagem colaborativa por meio de debates em fóruns de discussão, construção coletiva de textos em wiki, participação em chats, dentre outras atividades.

O conhecimento dos participantes sobre os temas propostos será construído durante todo o curso por meio de mediação pedagógica e reflexão crítica, considerando três dimensões de interação: com o material didático (que será composto por textos, vídeos, charges, e outros), com o professor e com os outros participantes, num movimento que considera o indivíduo como centro do processo ensino-aprendizagem.

Neste formato de curso é necessário que o cursista acesse o ambiente de aprendizagem para participar das atividades dentro do período semanal estipulado. Neste sentido, é essencial que o aluno tenha comprometimento, disciplina e tempo disponível para levar adiante o curso.

A avaliação se dará por meio de participação nos fóruns (pontuada e com critérios previamente estabelecidos) e tarefas pontuadas, gerando uma média ou nota por módulo para cada aluno. A média final do curso será constituída da soma das médias/notas, dividido pela quantidade de módulos, Será aprovado o aluno que obtiver média maior ou igual a 70,0 (setenta).

 

Inscrição:

De 17/07 a 06/08/2017

 

Período de realização:

De 21/08 a 26/11/2017

 

Local das aulas:

Aulas por meio da plataforma: ead.ufrj.br

 

Número de vagas:

120 vagas (50 para servidores da UFRJ e 70 para servidores externos)

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ