Educação Superior em Perspectiva: Questões Contemporâneas do Sistema Universitário Federal Brasileiro

 

 Apresentação:

O curso possibilita o aprofundamento das reflexões acerca da realidade contemporânea da educação superior, bem como dos desafios que se colocam para a universidade no século XXI, época em que as novas formas de produção e socialização do conhecimento, aliados à expansão, interiorização e democratização do acesso à educação superior, passam a exigir a reconfiguração de modelos e das múltiplas concepções sobre a instituição universitária. O curso propõe a atualização das discussões acerca do caráter público da educação superior brasileira, sobretudo no que se refere às formas de financiamento e gestão.

 

Objetivos:

 - Contribuir para amadurecimento das reflexões da comunidade universitária e demais profissionais do campo da educação sobre a atual conjuntura da educação superior pública no Brasil.


- Ampliar o conhecimento sobre as características constitutivas do sistema público federal de educação superior brasileiro.

- Ampliar as possibilidades de reflexões acerca das transformações advindas na última década, sobretudo a partir das novas realidades pós REUNI e Lei de Cotas (Democratização do acesso, condições de permanência e gestão orçamentária / financiamento público).

- Na perspectiva dialógica que caracteriza toda ação extensionista, objetiva também a troca de experiências entre os diversos alunos, que poderão refletir coletivamente a partir das diversas experiências vivenciadas nas/pelas instituições, numa retroalimentação do fazer profissional.

 

Público-alvo:

Servidores docentes e técnico-administrativos de Instituições Federais de Educação Superior.

 

 Modalidade:

À distância, no ambiente virtual da UFRJ.

  

Pré-requisitos:

Nível médio, conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma, diariamente (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).

 

Carga-horária:

90 horas

 

Conteúdo:

1) A redemocratização do país, os anos de 1990 e a crise do sistema universitário público federal. A “universidade em ruínas na República dos Professores”.


2) As novas configurações da educação superior no contexto da internacionalização e do modelo neoliberal. 

3) O período Lula e o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais (REUNI). 

4) As políticas de democratização do acesso e permanência: novas formas de acesso ao ensino superior e as ações afirmativas. 

5) Os desafios da Gestão na Universidade Pública Brasileira contemporânea: modelos de financiamento, condições de trabalho e novos profissionais para reconfiguração da instituição universitária. A Universidade: organização ou instituição?

 

Metodologia:

O conteúdo programático está divido em módulos e as atividades serão coordenadas por monitores, com os alunos divididos em grupos. O conteúdo teórico será apresentado por meio de bibliografia atualizada e as discussões serão facilitadas pela exposição de vídeos temáticos, disponibilizados no Youtube. As discussões serão organizadas por Fóruns temáticos, moderadas pelos monitores, seguidas de trabalhos a serem realizados individualmente pelos participantes.

 

Neste formato de curso é necessário que o cursista acesse o ambiente de aprendizagem para participar das atividades dentro do período semanal estipulado. Neste sentido, é essencial que o aluno tenha comprometimento, disciplina e tempo disponível para levar adiante o curso.

 

Período de inscrição:

10/07 a 08/08/2018

Período de realização:

15/08 a 15/12/2018

 

Local das aulas:

Aulas a distância por meio da plataforma: ead.ufrj.br

 

Número de vagas:

90 vagas.

 

 

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ