Apresentação:

O curso Fotografia Contemporânea é direcionado a servidores públicos iniciantes e entusiastas que procuram um crescimento rápido no que diz respeito a técnicas fotográficas e desenvolvimento da criatividade com a câmera, além daqueles(as) que trabalham em relação direta com fotografia ou áudio-visual. A proposta é que os(as) alunos(as) utilizem a câmera para ampliar suas percepções de mundo e, desta forma, consigam melhorar sua qualidade de vida. Aprender a fotografar é aprender a enxergar além de ver, é um exercício de estar presente em todos os momentos. Desenvolver competências, promover qualidade de vida, incentivar e ajudar a desenvolver toda e qualquer forma de manifestação individual são as prioridades do curso. Diversas discussões que se relacionam com a fotografia contemporânea nascem das novas tecnologias, que oferecem diferentes formas de execução e exibição de imagens. Diariamente temos acesso a um número exorbitante de imagens em diversos veículos, merecendo aqui especial destaque para as redes sociais, que modificam totalmente nossa forma de fazer e de enxergar a fotografia. O curso abrange as principais técnicas da fotografia digital, discussões sobre equipamentos e aulas de edição de imagem utilizando os softwares Adobe Lightroom e Photoshop.

 

Público-alvo: 

Servidores públicos com interesse profissional ou pessoal em fotografia.

 

Pré-requisitos:

Ser servidor público. Desejável ter ter uma câmera semiprofissional ou profissional (não é obrigatório).

 

Carga-horária:

120 horas

 

Conteúdo:

1- Principais conceitos de fotografia
2- História
3- Equipamentos
4- Como operar sua câmera?
5- Principais técnicas fotográficas
6- Organização e Seleção 

7- Edição de imagens: Adobe Lightroom e Photoshop

8- Aulas práticas

 

Metodologia:

O curso pretende abordar questões relativas aos processos fotográficos com ênfase na era digital e seus desmembramentos. A proposta demandará pesquisas em documentações arquivísticas e em documentações disponíveis em sítios eletrônicos. O curso contará com debates, que serão importantes para o desenvolvimento das discussões acerca das temáticas do curso. Além de artigos acadêmicos, a utilização de diferentes fontes bibliográficas será de grande valia para o processo de construção e reflexão do conhecimento.

A avaliação será feita por meio de tarefas específicas para cada assunto. A avaliação final será a elaboração de um ensaio fotográfico de tema livre, incorporando todas as etapas do processo fotográfico abordadas em aula.

 

Inscrição:

De 24/08  a 12/09/2017

 

Período de realização:

O curso acontecerá toda quarta-feira, de 10h às 13h.

Início: 13/09/2017

Previsão de término: 29/11/2017

 

Local das aulas:

Anfiteatro do MOT:

Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), no prédio do CCMN (Centro de Ciências Matemática e da Natureza): Av. Athos da Silveira, Cidade Universitária, RJ.

 

Número de vagas:

30 vagas

 

 Inscrever

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ