A Universidade tem como uma de suas funções sociais realizar o diálogo com os diferentes setores da sociedade e espaços de saber. A troca de saberes permite a reflexão coletiva sobre as práticas, seu questionamento e proposições de novos processos de trabalho, elevando a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

  

Neste contexto surgiu o Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos, possibilitando-os vivenciar uma formação crítica e diferenciada, ao mesmo tempo em que têm a oportunidade de conhecer diferentes realidades e trocar experiências com colegas de diversas instituições públicas.

 

Público-alvo: 

O Programa se destina a servidores públicos das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) que tenham interesse em se capacitar para o desenvolvimento de competências individuais e institucionais, em atendimento ao Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, o qual institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e que buscam progressão na carreira.

 

Ações:

São oferecidos cursos de formação continuada (iniciação, atualização, treinamento e qualificação profissional, aperfeiçoamento) em áreas diversas, nas modalidades presencial e a distância, propostos por servidores da UFRJ, docentes ou técnico-administrativos em educação, com formação e/ou vasta experiência na área de conhecimento.

 

O Programa se propõe a formar parcerias com outras instituições, receber ideias de novos cursos e temas a serem trabalhados, e manter um canal constante com os servidores para críticas e sugestões visando melhorias contínuas de suas ações.

 

Objetivos:

Geral:

Promover cursos, oficinas e eventos de formação/aperfeiçoamento e de qualificação visando o crescimento pessoal e profissional dos servidores públicos.

Específicos:

a) Contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico do servidor acerca do papel de sua Instituição e de seu papel enquanto profissional e cidadão;

b) Promover o crescimento profissional dos servidores;

c) Desenvolver competências básicas, gerenciais e institucionais nos servidores;

d) Desenvolver competências técnicas específicas.

e) Investir e melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade;

f) Incentivar a progressão na carreira;

g) Promover o avanço no nível de formação dos servidores;

h) Agregar saberes e dialogar com outras instituições.

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ