Inglês Preparatório para o TOEFL ITP (Presencial)

Apresentação:

O curso pretende desenvolver, no quadro de professores e de servidores técnicos administrativos de órgãos públicos federais, estaduais e municipais habilidades e técnicas para a feitura do exame TOEFL ITP, oferecido gratuitamente por meio do Programa Inglês sem Fronteiras da UFRJ.

 

Objetivos:

- Oferecer reconhecimento e prática constante das três seções que compõem o TOEFL ITP;

- Treinar linguística e tecnicamente os tópicos dentro dos parâmetros de tempo exigidos durante a feitura do exame;

- Ampliar os conhecimentos prévios de língua inglesa necessários para a obtenção de um bom resultado no TOEFL ITP.

 

Público-alvo:

Servidores Públicos, docentes ou técnicos administrativos, que desejam obter o certificado de proficiência TOEFL ITP, seja para aprimoramento linguístico-profissional, seja para posterior participação em programas acadêmicos de universidades internacionais.

 

Modalidade:

Presencial.

 

Pré-requisitos:

Anterior ao início do curso preparatório ao TOEFL ITP, sugere-se uma Prova de Nivelamento a fim de selecionar os alunos que apresentam domínio intermediário da língua inglesa em três habilidades. Nessa prova será testada compreensão auditiva bem como gramática, vocabulário e técnicas de leitura. Serão aprovados e classificados para se inscreverem no curso preparatório para o TOEFL apenas aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 70, o que corresponde a 39 acertos de um total de 50.

 

Carga-horária:

50 horas.

 

Conteúdo:

Course Presentation: Getting to know the TOEFL® ITP;

Reading Comprehension I: Main ideias and synonyms; 

Reading Comprehension II: Discourse references and connectors;

Reading Comprehension III: Multiple meanings, roots and derivation;

Reading Comprehension IV: Inferences and restatements;

Structure and Written Expression I: Articles and pronouns;

Structure and Written Expression II: Verbs and inversions;

Structure and Written Expression III: Word choices;

Structure and Written Expression IV: Clauses and parallel structures;

Preliminary Test;

Correction of Preliminary Test;

Listening Comprehension I: Short conversations;

Listening Comprehension II: Longer conversations;

Listening Comprehension III: Talks and lectures;

Listening Comprehension IV: Focus on facts, details and inferences;

Reviewing Reading Comprehension;

Reviewing Structure and Written Expression;

Reviewing Listening Comprehension;

Final Test;

Correction of Final Test + Final Results.

 

Inscrições:

29/08 a 15/09/2016

 

Prova de Nivelamento:

 NOVA DATA!

Dia 27/09, terça-feira, de 15 às 18 horas.

Sala F-210, Faculdade de Letras, Campus Fundão.

 

Período de realização:

27/09 a 29/11/2016

 

Local da aulas:

 Sala H216, Faculdade de Letras, Campus Fundão, das 15 ás 17:30h

 

Número de vagas:

35 vagas.

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Curso de Gestão de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho e Gestão de Laboratório de Ensaio e Calibração)

 

Apresentação

O “Sistema de Gestão de SMS e Gestão de Laboratório de Ensaio e Calibração”, nasceu a partir da globalização da economia, das exigências mercadológicas e/ou concorrências na iniciativa privada, dos investidores, que levaram as organizações adequarem seus sistemas de gestão, integrando mais sistemas de gestão. O resultado deste esforço conjunto, ganha a organização com melhores resultados financeiros, menos ações trabalhistas e multas por danos ao meio ambiente, ganha os trabalhadores com melhores condições de trabalho e qualidade de vida, ganha os parceiros com melhores resultados dos seus investimentos e ganha as futuras gerações com a otimização dos recursos naturais.

 

Objetivos

O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de Gestão da Segurança, Meio Ambiente e Saúde no trabalho (SMS) e Gestão de Laboratório de Ensaio e Calibração, segundo requisitos das normas NBR-ISO14001, OHSAS 18001 e ISO/IEC 17025.

 

Público-alvo

Servidores que tenha Ensino médio ou Superior que atuem como gestores ou executores de atividades técnicas e administrativas que demandem melhorias nas rotinas de trabalho e que desejam melhorar a segurança e saúde no trabalho, assim como a gestão ambiental.

 

Modalidade

Presencial

 

Pré-requisito

Ter o Ensino médio completo

 

Carga Horária

190 horas

 

Conteúdo

- Estudo das normas NBR ISO/IEC 17025:2005, NBR ISO 14001:2004, NBR, BSI OHSAS 18001:2007; 

- Elaboração de planejamento estratégico, (aulas teóricas e oficinas);

- Desenvolver a missão e visão da organização, (aulas teóricas e oficinas);

- Elaboração de planilha de riscos e planilha de aspectos e impactos ambientais (aulas teóricas e oficinas);

- Teoria e prática de mapeamento, modelagem e análise de melhoria de processos (aulas teóricas e oficinas);

- Auditorias internas de Sistemas de Gestão conforme a norma NBR ISO 19011:2012 (diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), (aulas teóricas e oficinas);

- Elaboração de plano e programa anual de auditoria interna dos sistemas de gestão de laboratórios e/ou gestão da segurança e saúde no trabalho e/ou gestão ambiental (aulas teóricas e oficinas);

- A3P (Agenda ambiental da Administração Publica);

- Código de conduta do auditor durante as auditorias;

- Tratamento de não-conformidades e oportunidade de melhoria das auditorias internas (aulas teóricas e oficinas).

 

Inscrições

VAGAS ESGOTADAS!

 

 

Período de realização

Terças e Quintas, de 9:00 às 12:00

De 05/04/2016 a 01/12/2016

 

Local das aulas

UFRJ, Centro de Tecnologia, Bloco I, sala 1-014C.

 

Número de vagas

- 19 vagas para servidores da UFRJ

- 21 vagas para servidores externos

Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e Modelo de Excelência em Gestão (MEG)

Apresentação

 O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Neste sentido, o curso habilitará o aluno a ter uma visão sistêmica (de toda organização), entendendo as rotinas de trabalho e suas interligações, identificando os gargalos de gestão a partir das análises críticas dos sistemas, capacitando-o a implantar, manter e/ou auditar um sistema de gestão, segundo os requisitos de qualidade das Normas serie ISO 9000.

 

Objetivos

- Promover conhecimento das normas de Sistema de Gestão da Qualidade e disseminar o conhecimento e as ferramentas para possibilitar a instituição a participar do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) promovido pelo Programa Nacional da Qualidade do MPOG.

- Promover conhecimento em técnicas de auditorias de sistemas de gestão.

- Elaborar relatórios de auditorias.

- Participar de oficinas com as ferramentas da gestão da Qualidade, oficinas para entendimento de gestão por processos no mapeamento e modelagem dos processos de trabalho.

- Desenvolver o senso crítico com relação aos requisitos das normas de gestão.

 

Público-alvo

Servidores públicos que tenham Ensino médio ou Superior, que atuem como gestores ou executores de atividades técnicas e administrativas e que demandem melhorias nas rotinas de trabalho (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança).

 

Modalidade

Presencial

 

Pré-requisito

Ter o Ensino médio completo

 

Carga Horária

170 horas

 

 Metodologia

      O curso será apresentado em slides no equipamento datashow e multimídia, interagindo com a turma respondendo perguntas durante as apresentações. Para melhor entendimento da matéria, em algumas disciplinas, serão enriquecidos com apresentações de vídeos, dinâmica de grupo, além das oficinas simulando situações reais vivenciadas nas auditorias a partir das experiências dos instrutores. Os módulos de cada norma serão apresentados em separado conforme as experiências dos instrutores. Um dos módulos será de integração das normas, elaboração de relatório de auditoria, relatório de não-conformidade.

É importante ressaltar que durante as aulas haverá oficinas para elaboração da documentação do sistema com a ajuda de tutores profissionais experientes e, para fazer jus ao certificado de conclusão do curso, os alunos deverão ter a frequência mínima de 75% e participar no mínimo de uma auditoria interna e participar da elaboração da documentação de um sistema e ser auditado.

 

Conteúdo

- Ética no serviço público;

- Princípios da gestão qualidade segundo Normas ISOs série 9000

- Política e Objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade , (aula teórica e oficinas para desenvolver a política e objetivos de uma organização):

- Estudo das normas NBR ISO 9001:2015,

- Treinamento no instrumento do Programa Nacional de Excelência em Gestão Publica (GesPública), avaliação do prêmio nacional de Gestão Pública – PQGF; segundo critérios da Fundação Nacional da Qualidade (aula teórica e oficinas);

- Teoria e prática de mapeamento e modelagem de processos (aulas teóricas e oficinas de modelagem de processos);

- Pesquisa de satisfação de cliente interno e externo;

- Elaboração de planejamento estratégico, (aulas teóricas e oficinas);

- Desenvolver a missão e visão da organização, (aulas teóricas e oficinas);

- Elaboração de planilha de riscos e planilha de aspectos e impactos ambientais (aulas teóricas e oficinas);

- Auditorias internas de SGQ conforme a norma NBR ISO 19011:2012 (diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), (aulas teóricas e oficinas);

- Elaboração de plano e programa anual de auditoria interna dos sistemas de gestão, (aulas teóricas e oficinas);

- Código de conduta do auditor durante as auditorias;

- Tratamento de não-conformidades e oportunidade de melhoria das auditorias internas, (aulas teóricas e oficinas).

 

Período de inscrições

De 18/01 a 28/02/2019

 

Período de realização

Segundas e Quartas, das 09hs às 12hs

De 11/03 a 27/01/2020

 

Local das aulas

Auditório CGTEC, Centro de Tecnologia 2. Cidade Universitária, RJ.

 

Número de vagas

80 vagas.

 

Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:

- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;

- Clique em Cadastrar-se;

- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.

Inscrever

 

Saúde e Desenvolvimento Infantil: do nascimento à adolescência (Presencial)

Apresentação:

O curso objetiva analisar as grandes contribuições teóricas de quatro autores: Alessandra Piontelli, Esther Bick, Daniel Stern e Donald W. Winnicott, para a psicologia, psicanálise, psiquiatria, pediatria, serviço social, psicopedagogia, educação, fisioterapia, e áreas afins, podendo, desta forma, contribuir com a capacitação dos profissionais da saúde, de ciências humanas e da educação atuantes no serviço público, bem como alunos em formação nestas respectivas áreas.

 

Objetivos:

Geral: capacitar profissionais e estudantes do terceiro grau das áreas da medicina pediátrica, psiquiatria infantil, enfermagem, pedagogia, psicopedagogia, serviço social, fisioterapia, psicologia e psicanálise, pertencentes ao serviço público federal, estadual e municipal.

Específicos:

- apresentar as principais contribuições teóricas de Donald W. Winnicott, no campo do desenvolvimento e saúde infantil;

- verificar as aplicações teóricas e práticas bem como suas contribuições nas áreas dos profissionais acima citados.

 

Público-alvo:

Servidores que tenham atuação voltada para o atendimento a crianças e adolescentes.

 

 Modalidade:

Presencial.

 

Carga-horária:

 72 horas.

 

Conteúdo:

 Unidade I – Contribuições na observação de bebês

1. As contribuições de Alessandra Piontelli na observação do desenvolvimento do feto.

2. As contribuições de Esther Bick na observação de bebês em desenvolvimento.

3. As contribuições de Daniel N. Stern na construção do mundo interno do bebê.


Unidade II – Vida e obra de Donald W. Winnicott e principais conceitos teóricos

1. Winnicott – vida e obra.

2. Principais conceitos teóricos.

 

Unidade III – Teoria do desenvolvimento emocional I

1. O desenvolvimento emocional primitivo.

2. Preocupação materna primária.

3. Objetos transicionais e fenômenos transicionais.


Unidade IV: O bebê e sua família

1. O primeiro ano de vida.

2. O relacionamento entre uma mãe e seu bebê.

3. Um homem encara a maternidade.

4. E o pai?

5. O bebê como pessoa.

6. A alimentação no bebê.

7. O que é uma criança normal?

8. A adolescência.


Unidade V – Psicopatologia do desenvolvimento e psicossomática

1. O medo do colapso.

2. Pediatria e psiquiatria.

3. Psicose e cuidados maternos.

4. Pediatria e neurose infantil.

5. Definição teórica no campo da psiquiatria infantil.

6. Contribuições da psicanálise à obstetrícia.

7. Atendimento de caso com crianças mentalmente perturbadas.

8. Autismo e esquizofrenia infantil em termos de fracasso adaptativo.

9. A psicose na criança e no adolescente.

10. Tratamento para psiquiatria de crianças.

11. Os doentes mentais na prática clínica.

12. Provisão para a criança na saúde e na crise.

13. O alicerce da saúde mental.

14. Timidez e perturbação nervosa nas crianças.

15. A enurese.

 

Inscrição:

A definir

 

Período de Realização:

Edição de 2016 - turma cancelada.

Edição de 2017 - a definir.

 

Local das aulas:

 Auditório do Instituto de Psicologia da UFRJ. Campus UFRJ - Praia Vermelha.

 

Número de vagas:

60 vagas.

 

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ