Teatro para desenvolvimento de competências (Presencial)

Apresentação:

O curso de Teatro para Desenvolvimento de Competências é direcionado a servidores públicos e tem como principal objetivo utilizar de técnicas e exercícios teatrais como proposta pedagógica que proporcione o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais em espaços institucionais. O curso estimula o encontro do indivíduo com sua própria autenticidade, levando-o a utilizá-la como elemento protagonista potencializador do desenvolvimento de habilidades relacionais, da sensibilidade, da autoconfiança e da comunicação verbal e não verbal.

Por meio da metodologia utilizada no curso, o participante vivencia situações que estimulam seu autoconhecimento e sua sensibilidade em relação ao meio em que se encontra, possibilitando uma interação mais consciente e autêntica em suas relações em grupo e consigo mesmo. Os encontros são formados por atividades práticas acompanhadas de reflexões e debates sobre os resultados obtidos.

 

Público-alvo:

Servidores públicos das três esferas de governo

 

Pré-requisitos:

Ser servidor público e ter disponibilidade nas manhãs de terça feira

 

Carga-horária:

20 horas

 

Conteúdo:

Aula 1 – Apresentação e integração

Aula 2 – Reconhecimento das habilidades pessoais

Aula 3 – Princípios da Comunicação - Expressão Vocal

Aula 4 – Princípios da Comunicação – Reconhecimento corporal

Aula 5 – Princípios da Comunicação – Consciência Corporal

Aula 6 – Construção da Cena – Processos introdutórios

Aula 7 – Construção da Cena – Improvisação Tradicional

Aula 8 – Construção da Cena – Elementos da cena 

Aula 9 – Construção da cena – Criação de Cenas

Aula 10 – Construção da Cena – Finalização do processo

 

Metodologia:

Serão utilizados jogos teatrais e exercícios de improvisação seguidos de explanações teóricas que fomentem o debate coletivo para a melhor compreensão do processo. O processo será colaborativo de construção coletiva de forma que cada participante seja um elemento ativo de seu desenvolvimento e do desenvolvimento do grupo.

 

Inscrição:

De 16/08/2017 a 12/09/2017

 

Período de realização:

Início: 12/09/2017

Previsão de término: 21/11/2017

 

Local das aulas:

CCMN, Auditório Horácio Macedo (Roxinho)- Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Ilha do Fundão

Horário: das 09 às 12 hrs

 

Número de vagas:

20 vagas

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O papel das emoções públicas na política cultural da democracia (Presencial)

Apresentação:

O objetivo deste curso é o de trazer elementos teóricos e práticos para que o professor de filosofia, história ou sociologia do ensino básico possa propor leituras e atividades em sala de aula em torno dos elementos que comumente atribuímos à identidade nacional. Quem é o brasileiro e a brasileira? Em que a brasilidade se distingue de outras nacionalidades? O que está por trás do mito da brasilidade contido na ideia de que o Brasil é a terra do samba e carnaval?

Somos uma nação heterogênea em vários aspectos, tais como, racial, geracional, étnico, regional, sexual, social, entre outros, no entanto, na grande mídia e propaganda nacionais prepondera a representação do brasileiro/a como um/a jovem, de classe média, branco/a, morador/a da zona sul carioca. Quando o pobre é representado, em geral, ele é negro e mora na favela. Fazemos parte de um país marcado pelo passado colonial escravista e, no entanto, não discutimos as relações sociais, de classe e de gênero nas escolas suficientemente. Apesar da maioria da população estar excluída dos bens sociais básicos como trabalho, moradia, educação, saúde e trabalho, ainda acreditamos que o brasileiro é essencialmente cordial, pacífico, receptivo, malandro. Será que o mito do brasileiro cordial serve aos interesses de manutenção do status quo das elites nacionais? Quais as estratégias que podemos traçar a fim de tornar a representação do/a brasileiro/a mais multifacetada e rica? Como incluir nela os vetores de classe, gênero, sexo, raça e etnia? Apesar de compreendermos que as diversas formas de preconceito, exclusão e opressão se interseccionam em uma mesma pessoa, no nosso curso abordaremos cada opressão separadamente.

 

Público-alvo:

Professores da educação básica da rede pública, preferencialmente das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

 

 Modalidade:

Presencial.

 

Pré-requisitos:

- Ser docente da rede pública de educação básica

 

Carga-horária:

20 horas

 

Conteúdo:

 

11 de agosto: abertura – 1ª parte: explicação da proposta do curso; 2ª parte:  exercício de auto-sensibilização através da técnica do teatro do oprimido;

1 de setembro: o mito da brasilidade e o conceito de ralé

29 de setembro : o racismo no Brasil

27 de outubro: a questão de gênero no Brasil

24 de novembro: sexualidade e gênero no Brasil – encerramento

 

Metodologia:

O curso é dividido em módulos. Cada módulo de três horas de duração é composto por uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica apresentaremos para a discussão trechos de artigos e livros de sociólogos, antropólogos, pedagogos e filósofos nacionais. Na segunda parte, apresentaremos sugestões de como trabalhar o tema da aula em sala de aula, através de vídeos, imagens, debates. Ao fim de cada módulo, o professor terá a sua disposição uma bibliografia para aprofundar o tema por conta própria e sugestões didáticas de como abordar o tema em sala de aula.

Usaremos a técnica de sensibilização teatral desenvolvida por Augusto Boal intitulada Teatro do Oprimido tanto para nos sensibilizarmos para as formas como oprimimos e somos oprimidos enquanto educadores, quanto como possibilidade de aplicação do TO como método didático nas salas de aulas. As emoções possuem um lugar central no projeto. O desafio é imaginar formas de desenvolver atividades escolares que ajudem a desenvolver emoções públicas, inclusivas, como amor e compaixão, nos alunos.

 

Inscrição:

De 03/07/2017 a 09/08/2017

 

Período de realização:

Início: 11/08/2017

Previsão de término: 24/11/2017

 

Local das aulas:

IFCS, Largo do São Francisco 1 – sala Celso Lemos

Horário: das 14 às 17 hrs

 

Número de vagas:

40 vagas

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Curso básico de modelagem e desenho de processo (A Distância)

 

Apresentação:

Este curso visa o ensino da Modelagem e Desenho de Processos de Negócio na Administração Pública, com o uso do software Bizagi. A aplicação desta prática na administração pública tem o objetivo de conhecer as atividades e seus fluxos de trabalhos, de forma que possa trazer mais agilidade e benefício no trâmite de suas atividades. A utilização da modelagem de processos auxilia a desburocratização, otimizando as atividades para evitar perda de tempo, dinheiro e recursos humanos, buscando uma eficiência melhor aos serviços prestados. Após os processos serem modelados e desenhados poderão ser melhor analisados para ver se estão de acordo com leis e orientações de órgãos de controle. Quanto a divulgação dos processos junto às partes envolvidas, dará maior transparência nas atividades da instituição. Uma vez que poderão ser executadas por outros servidores, seja por motivos de vacância, férias ou licença. A eficiência poderá ser alcançada a partir do conhecimento dos processos das instituições e seus devidos ajustes, promovendo um contínuo aperfeiçoamento, trazendo desta forma mais agilidade e melhorias. No decorrer do curso será utilizado o software Bizagi para o desenho dos processos.

 

Objetivos:

Geral:

Capacitar o servidor na modelagem e desenho de processo de negócio utilizando um bom embasamento teórico e prático, a partir de exemplos e tarefas.

 

Específicos:

- Apresentar uma base sólida de conceitos referentes à Modelagem e Desenho de Processos, com exemplos práticos.

- Entender melhor os benefícios do BPM no âmbito da organização, para o cidadão que recebe o serviço público.

- Mostrar a facilidade do uso do BPM na gerência/administração do serviço prestado.

- Apresentaremos as notações existentes e as diversas ferramentas existentes no mercado.

- Este conteúdo proporcionará ao participante um maior conhecimento dos processos existentes para futuras melhorias;

- Facilitar a execução das atividades de futuros servidores oriundos de concursos, fruto de movimentação de pessoal ou oriundo de readaptação;

- Conhecer a vantagem e desvantagem de diversas notações para modelagem de processos;

- Conhecer os elementos da notação BPMN e suas aplicações.

 

Público-alvo:

Servidores públicos das três esferas de governo

 

Modalidade:

A distância.

 

Carga horária:

60 horas.

 

Conteúdo:

 

 I - Introdução e conceitos de BPM

         Introdução ao BPM / Propósito do CBOK / Organização do BPM CBOK / Benefícios de BPM / Benefícios para a organização / Benefícios para os clientes / Benefícios para a gerência / Benefícios para o ator de processo.

II - Modelagem e Desenho de Processos

         Introdução à Modelagem de Processos de Negócio / Uso de modelos / Conteúdo de modelo de processos / Diagrama, mapa ou modelo de processos / Componentes de processo e ferramentas / Arquitetura de processo e arquitetura de negócio / Notações de modelagem de processos / BPMN / Fluxograma / Event-driven Process Chain / UML / Value Stream Mapping / Raias de piscina / Abordagem especializadas para modelagem de processos / Cadeia de valor / SIPOC / Dinâmica de sistemas / Participantes da modelagem / Níveis de processos / Modelagem por prototipação / Ferramentas de modelagem / Problemas com modelagem de processos / Introdução ao desenho de processos / Fundamentos de desenho de processos / Entendimento do estado atual / Entendimento da cultura organizacional / Determinando a natureza da mudança / Gerenciando o desenho de processos / Níveis de modelo / Desenhando o estado futuro do processo / Desenho do novo processo / Criação do to-be / Definição de atividades no novo processo / Desenho de tarefas / Regras de negócio / Desenho de serviços / Terceirização de processos / Serviços compartilhados / Simplicidade no desenho de processos / Sustentabilidade social e ambiental / Ideal x Possível / Simulação de processos / Simulação do TO BE / Ambientes e ferramentas de simulação / Simulação e análise de carga / Gerenciando a mudança / O novo desenho e a infraestrutura de tecnologia da informação.

III – Estudos de caso

Evento de início, evento de fim, Atividades e Fluxos / Utilização de Gateways e Artefatos / Eventos, Participantes externos e mensagens.

 

Inscrições:

04/10 a 22/10/2018

 

Período de Realização:

24/10 a 05/12/2018

 

Local das aulas:

Curso a distância. Aulas por meio da plataforma ead.ufrj.br

 

Número de vagas:

105 vagas.

 

Na semana de início do curso, os inscritos receberão por e-mail as instruções de acesso à plataforma.

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Atualização no Ensino em Saúde (Presencial)

 

Apresentação:

O Curso de Atualização na Educação em Saúde é uma das ações do Grupo 01 do Programa de Educação pelo Trabalho GraduaSUS/Ministério da Saúde do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. Esta ação visa promover a atualização de docentes e profissionais de saúde da rede municipal de Macaé acerca da fundamentação teórica e prática de metodologias ativas de ensino aplicadas à área da Saúde.

 

Público-alvo:

Majoritariamente, profissionais de Saúde da Rede Municipal de Macaé, especilamente os que atuam como preceptores em estágios curriculares e extracurriculares dos cursos da Saúde do Campus UFRJ-Macaé. Também docentes dos cursos de Saúde.

 

 Modalidade:

Presencial

 

Pré-requisitos:

Preencher as características descritas no público alvo.

 

Carga-horária:

20 horas.

 

Conteúdo:

- Práticas anti-humanistas e práticas crítico-reflexivas no processo de ensino e aprendizagem. · Didática em educação em saúde.


- Utilização de propostas de ensino-aprendizagem (planejamento, plano de unidade e plano de aula).


- Levantamento bibliográfico sobre relatos de práticas de ensino e pesquisa em suas áreas. (Estudos dirigidos e discussões dos relatos de experiências localizados na literatura).

- Levantamento bibliográfico sobre relatos de práticas de ensino e pesquisa em suas áreas. (Estudos dirigidos e discussões dos relatos de experiências localizados na literatura).

- Metodologias ativas de ensino: Aprendizagem Baseada em Problemas; a Metodologias da Problematização; e a Aprendizagem Baseada em Projetos.

- Metodologias ativas de ensino: Aprendizagem Baseada em Problemas; a Metodologias da Problematização; e a Aprendizagem Baseada em Projetos.


- Metodologias ativas de ensino: Aprendizagem Baseada em Problemas; a Metodologias da Problematização; e a Aprendizagem Baseada em Projetos.

 - Estratégias de avaliação.

- Apresentação de planejamentos de ensino reconstruídos de acordo com o modelo fornecido.

 

Período de realização:

De Março a Maio de 2017.

 

Local das aulas:

UFRJ Campus Macaé

 

Número de vagas:

25 vagas

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ