Formação em Direitos Humanos para o Atendimento ao Público / DHAP-EAD

Apresentação:

O curso tem por objetivo contribuir para a formação em direitos humanos no atendimento ao público, por meio de discussões, nos fóruns a distância e presenciais, em torno da temática dos direitos humanos nas relações sócio profissionais cotidianas.

Objetivos:

Contribuir para a troca dialógica entre a universidade e os servidores envolvidos no atendimento ao público, a partir da formação e do debate sobre Direitos Humanos.

- Mobilizar o público-alvo a promover uma reflexão crítica em torno dos temas transversais a temática central dos Direitos Humanos, tendo em vista uma melhor qualidade no atendimento ao público.

- Reconhecer os temas apresentados como dimensões constitutivas dos sujeitos e, portanto, fundamentais a formação ética do servidor público.

Público-alvo:

O curso é destinado a servidores de instituições públicas municipais, estaduais e federais em especial aqueles cujas atividades estão relacionadas ao atendimento ao público.

Modalidade:

A distância, com três encontros presenciais com data a definir.

Primeiro encontro presencial: 15/08/2019, de 9h às 13h. No Centro de Referência para as Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM-SSA), localizado na Ilha do Fundão (Praça Jorge Machado, s/nº, Cidade Universitária).

Carga-horária:

90 horas.

Metodologia:

O curso será oferecido na modalidade EAD, terá como ambiente virtual de aprendizagem (AVA), espaço de interlocução através da plataforma Moodle.

Conteúdo:

Módulo I: Introdução aos Direitos Humanos: Ética nas relações profissionais sociocotidianas

Módulo II: Direitos Humanos e Acessibilidade

Módulo III: Direitos Humanos e questão étnico-racial

Módulo IV: Direitos Humanos, gênero e diversidade sexual

Módulo V: Direitos Humanos e Violência

Inscrição:

Início: 03/07/19 a 21/07/19

Período de realização:

Início: 05/08/2019

Previsão de Término: 08/11/2019

Local das aulas:

Aulas por meio da plataforma: ead.ufrj.br

Número de vagas:

70 vagas.

Para se inscrever, clique no botão abaixo, depois em Acesso. Realize seu cadastro no sistema e então se inscreva no curso.

Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:

- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;
- Clique em Cadastrar-se;
- Efetue seu cadastro no sistema SGCE e, em seguida, busque ou clique no curso "Formação em Direitos Humanos para o Atendimento ao Público" para realizar a sua inscrição.

Inscrever

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ