CCNA Cybersecurity Operations (CyberOps)

 

Apresentação:

O curso Cisco CCNA CyberOperations tem como principal objetivo mostrar aos alunos que a ameaça à segurança da rede é real e crescente. Ataques cibernéticos e campanhas direcionadas estão se multiplicando em todo o mundo. Os hackers tornaram-se formidáveis em suas capacidades maliciosas, exigindo que os profissionais de TI estejam propositadamente armados com as habilidades certas para defender a organização. Esse curso é direcionado aos servidores que já cursaram previamente os módulos 1 e 2 do CCNA e que desejem conhecer mecanismos para proteger a sua rede contra diversos tipos de ataques.

 

Objetivos:

Capacitar servidores da área de tecnologia da informação que necessitam adquirir conhecimento ou se aprimorar em projeto, implementação e manutenção de redes de computadores.

 

Público-alvo:

Servidores que exerçam, que queiram exercer ou que desenvolvam funções de administradores e gerentes de redes de computadores nos órgão federais, estaduais e municipais. Esse curso é direcionado aos servidores que já cursaram previamente os módulos 1 e 2 do CCNA e que desejem conhecer mecanismos para proteger a sua rede contra diversos tipos de ataques.

 

 Modalidade:

Presencial.

 

Carga-horária:

120 horas.

 

Conteúdo:

 O curso é dividido nos seguintes capítulos:

. Cybersecurity and the Security Operations Center

. Windows Operating System

. Linux Operating System

. Network Protocols and Services

. Network Infrastructure

. Principles of Network Security

. Network Attacks: A Deeper Look

. Protecting the Network

. Cryptography and the Public Key Infrastructure

. Endpoint Security and Analysis

. Security Monitoring

. Intrusion Data Analysis

. Incident Response and Handling

 

Metodologia:

O curso será ministrado através de aulas teóricas com o apoio de multimídia e de páginas na Web e as aulas práticas contarão com roteadores, switches e sofwares de fabricação da Cisco Systems, Inc., semelhantes aos utilizados em produção na infraestrutura das diversas redes de computadores da UFRJ. Todo o material didático se encontra em português e foi elaborado pela Cisco e complementado pelo NCE na forma de práticas de laboratório. Importante mencionar que os profissionais/instrutores são capacitados e aptos a lecionar, com aval da própria Cisco.

Os alunos serão avaliados durante todo o curso através de provas teóricas online. A nota final contará também com uma avaliação teórica e uma avaliação prática versando sobre todo o conteúdo ministrado. Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver, no mínimo, 70% da nota máxima e 75% de presença às aulas.

 

Período de inscrição:

 06/02 a 29/03/2019

 

Período de realização:

01/04 a 15/07/2019

Às segundas e quartas, de 8hs às 12hs.

 

Local:

Laboratório 7 - 2º andar - NCE (Núcleo de Computação Eletrônica). No Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cidade Universitária.

 

Número de vagas:

26 vagas

 

Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:

- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;

- Clique em Cadastrar-se;

- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.

 Inscrever

Educação em TEA (transtorno do espectro autista)

 

As inscrições estão encerradas devido a grande procura. 
Somente os selecionados para o curso receberão um e-mail de O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com a confirmação de sua inscrição, entre os dias 03 a 05 de março de 2021. Não deixem de acessar sua caixa de e-mails neste período, inclusive a caixa de spam.

 

Apresentação:

Este curso visa capacitar servidores públicos, de todas as esferas, envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo. Considerando o aumento significativo de indivíduos diagnosticados com o transtorno do espectro do autismo (TEA), é fundamental, através da capacitação, instrumentalizar esses servidores sobre os diferentes níveis de autismo, suas características, atendimento e práticas adequadas, a fim de promover a cidadania desses indivíduos, conforme visam as políticas educacionais de ensino. Sendo assim, a capacitação permitirá desenvolver habilidades e ampliará o conhecimento dos servidores buscando contribuir no desenvolvimento dos indivíduos com TEA, que apesar de apresentar conduta diferente, pela dificuldade em se comunicar e interagir socialmente, podem e devem estar inseridos na sociedade.

 

Objetivos:

Propiciar uma formação básica (teórica e prática) aos servidores públicos envolvidos no atendimento de indivíduos no transtorno do espectro do autismo;

Fomentar reflexões e contribuir com a formação de profissionais para que possam avaliar e aprimorar suas práticas educacionais;

Divulgar o conhecimento científico e práticas educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA.

 

Público-alvo:

Servidores públicos federais, estaduais e municipais.

 

Modalidade e Metodologia:

O curso será ministrado na modalidade EaD, 100% online, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle, utilizando-se de materiais audiovisuais variados e com apoio de um tutor online para auxiliar nas dúvidas referentes a sala de aula virtual, assim como também em dúvidas referentes ao conteúdo do curso. O curso conta com revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas, e debates sobre as experiências e práticas educacionais. A abordagem a ser utilizada visa a interação, a participação e a construção do conhecimento. A avaliação será pautada em questionários de múltipla escolha e atividades práticas.

 

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).

 

Carga horária:

120 horas.

 

Conteúdo:

  1. O curso é composto por 11 módulos:
  2. -Ambientação
  3. -Introdução ao Transtorno do espectro do autismo (TEA)
  4. -Características do aluno com TEA
  5. -Atividade avaliativa - Quiz I
  6. -Capacitismo e Perspectiva do cuidador
  7. -Inclusão e políticas públicas
  8. -Atividade avaliativa - Quiz II
  9. -Inclusão do aluno com TEA
  1. -Práticas inclusivas na escola
  2. -Atividade avaliativa - Quiz III
  3. -Avaliação final - Questionário revisão
  1.   

Período de Realização:

Início do curso: 15/03/2021

Previsão de término: 12/07/2021

 

Local da aulas:

Aulas por meio da plataforma ambientevirtual.nce.ufrj.br

 

Número de vagas:

300 vagas

 

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - a distância

 

Apresentação:

Este curso visa capacitar servidores públicos de instituições de ensino superior na temática da acessibilidade e inclusão. Objetiva também contribuir com a formação de estudantes de graduação da UFRJ, que atuarão na equipe responsável pelo curso. Com esta ação pretende-se formar multiplicadores de práticas acessíveis e inclusivas nas instituições citadas.

 

Pré-requisito: 

- Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas, quando necessário).

 

Objetivos:

Geral:

- Capacitar servidores de instituições de ensino superior (docentes e técnicos administrativos) na temática da acessibilidade e inclusão no ensino superior.

Específicos:

- Interferir nas barreiras atitudinais que afetam a qualidade do atendimento fornecido às pessoas com deficiência por servidores públicos.

- Formar multiplicadores de práticas de inclusão e acessibilidade nas instituições de ensino superior.

- Contribuir para a formação de estudantes de graduação que atuarão na equipe responsável pelo curso.

Público-alvo:

Servidores públicos de instituições de ensino superior (docentes e técnicos administrativos) das esferas federais, estaduais e municipais.

 

Modalidade: 

A distância, na plataforma EAD UFRJ https://ead.ufrj.br/

 

Metodologia:

O curso será ministrado na modalidade EaD, pela plataforma Moodle. Contará com o suporte de alunos extensionistas que darão apoio aos cursistas, bem como estimularão a troca de experiências. O curso ocorrerá por meio dos fóruns de discussão e cada participação será pontuada. Cada módulo terá como ponto de partida materiais (artigos, vídeos, etc) que trarão conhecimentos e instigarão os debates nos fóruns. Haverá trabalho final de conclusão de curso, onde os cursistas serão incentivados a articular o conteúdo teórico aprendido com suas experiências profissionais e com os desafios que vivenciam em seus ambientes de trabalho com relação à acessibilidade.

 

Carga horária: 120 horas.

 

Conteúdo:

  1. Ambientação
  2. Módulo I: Deficiência e sociedade: a normalidade e os desvios enquanto produção social
    Módulo II: Deficiência não é doença: distinções entre os modelos médico e social da deficiência e suas consequências na legislação brasileira
    Módulo III: Deficiência e Educação: os desafios da inclusão.
    Módulo IV: Barreiras atitudinais, Capacitismo, Interdependência e a Dimensão Política do cuidado.
    Módulo V: As tecnologias assistivas como estratégia para se desafiar barreiras (Parte I).
    Módulo VI: As tecnologias assistivas como estratégia para se desafiar barreiras (Parte II).

Pré-Inscrições: 

01/07/2020 a 31/07/2020.

 

Período de Realização:

Início do curso: 17/08/2020

Previsão de término: 06/12/2020

Local da aulas:

Curso a distância. Aulas por meio da plataforma ead.ufrj.br

 

Dúvidas: 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Número de vagas: 50

UFRJ: 24

Público externo à UFRJ: 26

 

Para se inscrever no curso clique no botão "Inscrever", e depois siga os passos abaixo:

1) Cadastre-se no portal https://sgce.tic.ufrj.br caso seja o seu primeiro acesso. 

2)  Busque por curso em período de pré-inscrição por "Acessibilidade e inclusão nas instituições de ensino superior: desafios e possibilidades"

4) Clique em "Mais Detalhes" ao lado do curso.

5) Clique em "Realizar Pré-inscrição" ao final da página. 

Inscrever

 

DESIGN DIDÁTICO PARA CURSOS ONLINE NO AMBIENTE MOODLE - A DISTÂNCIA 

 

Apresentação:

O Curso de Design Didático para cursos on-line no ambiente Moodle aborda as etapas de planejamento, desenvolvimento e execução de cursos on-line, com foco nos princípios do design didático interativo, a partir da proposição de atividades práticas neste ambiente virtual.

Pré-requisitos: Destreza e interesse pelas tecnologias digitais em rede para planejamento de aulas com ferramentas de autoria e colaboração on-line. O curso é 100% on-line e é necessário disponibilidade para realização de atividades em grupo, em tempo real (síncronos) e assíncronas (na plataforma EAD Moodle). Os encontros síncronos serão no máximo três ao longo do curso, no período da tarde. 

 

 

Objetivos:

 

O curso tem como objetivo maior instrumentalizar servidores públicos que atuam na educação básica e superior para planejar e implementar um curso on-line no ambiente virtual Moodle, a partir dos princípios do desenho didático interativo para Educação On-line (EOL).

Ao final do curso, é esperado que o cursista alcance os seguintes objetivos específicos de aprendizagem:

- Compreender os fundamentos da Educação Online;
- Estabelecer as diferenças entre ensino remoto, Educação a Distância (EaD) e Educação Online (EOL);
- Conceituar desenho didático e desenho didático interativo;
- Conhecer diferentes modelos de design didático para cursos on-line;
- Identificar as etapas de um curso online;
- Planejar cada etapa de uma unidade de estudo;
- Conhecer os recursos e atividades do AVA Moodle;
- Desenhar situações de aprendizagem com base nos fundamentos da mediação docente interativa;
- Planejar uma unidade de estudo no ambiente de prática no AVA Moodle.

Público-alvo:

Servidores públicos (docentes e técnicos administrativos) das esferas federais, estaduais e municipais.

Prioritariamente professores da rede pública de ensino de qualquer parte do Brasil. 

 

Modalidade: 

A distância, na plataforma AVA @UFRJ

 

Metodologia:

O curso será ministrado na modalidade EaD, pela plataforma Moodle. Contará com o suporte de alunos extensionistas que darão apoio aos cursistas, bem como estimularão a troca de experiências. O curso ocorrerá por meio dos fóruns de discussão, encontros em sala de aula virtual em tempo real e cada participação será pontuada. Cada módulo terá como ponto de partida materiais instrucionais, conteúdos base on-line e complementar que serão o ponto de partida para o debate /nos fóruns e nos encontros virtuais. O trabalho final será a apresentação do projeto de desenho didático de uma unidade de estudo no Moodle.  O candidato interessado se compromete a realizar as tarefas em equipe. 

Carga horária: 120 horas.

 

Conteúdo:

Ambientação - 10 h

Módulo I – Cibercultura e Educação - 10 h

Módulo II – Design Didático para cursos on-line – Parte 1 - 20 h

Módulo III - Design Didático para cursos on-line – Parte 2 - 20 h

Módulo III – Comunicação e estratégias de aprendizagem on-line – Semana 5 - 20 h

Módulo IV – Design didático no ambiente virtual Moodle - 30 h

Encerramento - 10 h

Extra plataforma: Participação em lives formativas no canal da extensão.ufrj 

Pré-Inscrições: 

16/03/2021 a 31/03/2021 - VAGAS ESGOTADAS!

Os candidatos pré-selecionados receberão o termo de compromisso do cursista até 29/03. Aguardar confirmação da vaga até 04/04. 

 

Período de Realização:

Início do curso: 05/04/2021

Previsão de término: 25/06/2021

Local da aulas:

Curso a distância. Aulas por meio da plataforma AVA @UFRJ, google meet e Youtube da extensão UFRJ. 

 

Dúvidas:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Número de vagas: 30 vagas

Inscrever

 

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ