CCNA Cybersecurity Operations (CyberOps)
Apresentação:
O curso Cisco CCNA CyberOperations tem como principal objetivo mostrar aos alunos que a ameaça à segurança da rede é real e crescente. Ataques cibernéticos e campanhas direcionadas estão se multiplicando em todo o mundo. Os hackers tornaram-se formidáveis em suas capacidades maliciosas, exigindo que os profissionais de TI estejam propositadamente armados com as habilidades certas para defender a organização. Esse curso é direcionado aos servidores que já cursaram previamente os módulos 1 e 2 do CCNA e que desejem conhecer mecanismos para proteger a sua rede contra diversos tipos de ataques.
Objetivos:
Capacitar servidores da área de tecnologia da informação que necessitam adquirir conhecimento ou se aprimorar em projeto, implementação e manutenção de redes de computadores.
Público-alvo:
Servidores que exerçam, que queiram exercer ou que desenvolvam funções de administradores e gerentes de redes de computadores nos órgão federais, estaduais e municipais. Esse curso é direcionado aos servidores que já cursaram previamente os módulos 1 e 2 do CCNA e que desejem conhecer mecanismos para proteger a sua rede contra diversos tipos de ataques.
Modalidade:
Presencial.
Carga-horária:
120 horas.
Conteúdo:
O curso é dividido nos seguintes capítulos:
. Cybersecurity and the Security Operations Center
. Windows Operating System
. Linux Operating System
. Network Protocols and Services
. Network Infrastructure
. Principles of Network Security
. Network Attacks: A Deeper Look
. Protecting the Network
. Cryptography and the Public Key Infrastructure
. Endpoint Security and Analysis
. Security Monitoring
. Intrusion Data Analysis
. Incident Response and Handling
Metodologia:
O curso será ministrado através de aulas teóricas com o apoio de multimídia e de páginas na Web e as aulas práticas contarão com roteadores, switches e sofwares de fabricação da Cisco Systems, Inc., semelhantes aos utilizados em produção na infraestrutura das diversas redes de computadores da UFRJ. Todo o material didático se encontra em português e foi elaborado pela Cisco e complementado pelo NCE na forma de práticas de laboratório. Importante mencionar que os profissionais/instrutores são capacitados e aptos a lecionar, com aval da própria Cisco.
Os alunos serão avaliados durante todo o curso através de provas teóricas online. A nota final contará também com uma avaliação teórica e uma avaliação prática versando sobre todo o conteúdo ministrado. Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver, no mínimo, 70% da nota máxima e 75% de presença às aulas.
Período de inscrição:
06/02 a 29/03/2019
Período de realização:
01/04 a 15/07/2019
Às segundas e quartas, de 8hs às 12hs.
Local:
Laboratório 7 - 2º andar - NCE (Núcleo de Computação Eletrônica). No Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cidade Universitária.
Número de vagas:
26 vagas
Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:
- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;
- Clique em Cadastrar-se;
- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.
Educação em TEA (transtorno do espectro autista)
As inscrições estão encerradas devido a grande procura.
Somente os selecionados para o curso receberão um e-mail de O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com a confirmação de sua inscrição, entre os dias 03 a 05 de março de 2021. Não deixem de acessar sua caixa de e-mails neste período, inclusive a caixa de spam.
Apresentação:
Este curso visa capacitar servidores públicos, de todas as esferas, envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo. Considerando o aumento significativo de indivíduos diagnosticados com o transtorno do espectro do autismo (TEA), é fundamental, através da capacitação, instrumentalizar esses servidores sobre os diferentes níveis de autismo, suas características, atendimento e práticas adequadas, a fim de promover a cidadania desses indivíduos, conforme visam as políticas educacionais de ensino. Sendo assim, a capacitação permitirá desenvolver habilidades e ampliará o conhecimento dos servidores buscando contribuir no desenvolvimento dos indivíduos com TEA, que apesar de apresentar conduta diferente, pela dificuldade em se comunicar e interagir socialmente, podem e devem estar inseridos na sociedade.
Objetivos:
Propiciar uma formação básica (teórica e prática) aos servidores públicos envolvidos no atendimento de indivíduos no transtorno do espectro do autismo;
Fomentar reflexões e contribuir com a formação de profissionais para que possam avaliar e aprimorar suas práticas educacionais;
Divulgar o conhecimento científico e práticas educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA.
Público-alvo:
Servidores públicos federais, estaduais e municipais.
Modalidade e Metodologia:
O curso será ministrado na modalidade EaD, 100% online, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle, utilizando-se de materiais audiovisuais variados e com apoio de um tutor online para auxiliar nas dúvidas referentes a sala de aula virtual, assim como também em dúvidas referentes ao conteúdo do curso. O curso conta com revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas, e debates sobre as experiências e práticas educacionais. A abordagem a ser utilizada visa a interação, a participação e a construção do conhecimento. A avaliação será pautada em questionários de múltipla escolha e atividades práticas.
Pré-requisito:
Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).
Carga horária:
120 horas.
Conteúdo:
- O curso é composto por 11 módulos:
- -Ambientação
- -Introdução ao Transtorno do espectro do autismo (TEA)
- -Características do aluno com TEA
- -Atividade avaliativa - Quiz I
- -Capacitismo e Perspectiva do cuidador
- -Inclusão e políticas públicas
- -Atividade avaliativa - Quiz II
- -Inclusão do aluno com TEA
- -Práticas inclusivas na escola
- -Atividade avaliativa - Quiz III
- -Avaliação final - Questionário revisão
Período de Realização:
Início do curso: 15/03/2021
Previsão de término: 12/07/2021
Local da aulas:
Aulas por meio da plataforma ambientevirtual.nce.ufrj.br
Número de vagas:
300 vagas
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - a distância
Apresentação:
Este curso visa capacitar servidores públicos de instituições de ensino superior na temática da acessibilidade e inclusão. Objetiva também contribuir com a formação de estudantes de graduação da UFRJ, que atuarão na equipe responsável pelo curso. Com esta ação pretende-se formar multiplicadores de práticas acessíveis e inclusivas nas instituições citadas.
Pré-requisito:
- Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas, quando necessário).
Objetivos:
Geral:
- Capacitar servidores de instituições de ensino superior (docentes e técnicos administrativos) na temática da acessibilidade e inclusão no ensino superior.
Específicos:
- Interferir nas barreiras atitudinais que afetam a qualidade do atendimento fornecido às pessoas com deficiência por servidores públicos.
- Formar multiplicadores de práticas de inclusão e acessibilidade nas instituições de ensino superior.
- Contribuir para a formação de estudantes de graduação que atuarão na equipe responsável pelo curso.
Público-alvo:
Servidores públicos de instituições de ensino superior (docentes e técnicos administrativos) das esferas federais, estaduais e municipais.
Modalidade:
A distância, na plataforma EAD UFRJ https://ead.ufrj.br/
Metodologia:
O curso será ministrado na modalidade EaD, pela plataforma Moodle. Contará com o suporte de alunos extensionistas que darão apoio aos cursistas, bem como estimularão a troca de experiências. O curso ocorrerá por meio dos fóruns de discussão e cada participação será pontuada. Cada módulo terá como ponto de partida materiais (artigos, vídeos, etc) que trarão conhecimentos e instigarão os debates nos fóruns. Haverá trabalho final de conclusão de curso, onde os cursistas serão incentivados a articular o conteúdo teórico aprendido com suas experiências profissionais e com os desafios que vivenciam em seus ambientes de trabalho com relação à acessibilidade.
Carga horária: 120 horas.
Conteúdo:
- Ambientação
- Módulo I: Deficiência e sociedade: a normalidade e os desvios enquanto produção social
Módulo II: Deficiência não é doença: distinções entre os modelos médico e social da deficiência e suas consequências na legislação brasileira
Módulo III: Deficiência e Educação: os desafios da inclusão.
Módulo IV: Barreiras atitudinais, Capacitismo, Interdependência e a Dimensão Política do cuidado.
Módulo V: As tecnologias assistivas como estratégia para se desafiar barreiras (Parte I).
Módulo VI: As tecnologias assistivas como estratégia para se desafiar barreiras (Parte II).
Pré-Inscrições:
01/07/2020 a 31/07/2020.
Período de Realização:
Início do curso: 17/08/2020
Previsão de término: 06/12/2020
Local da aulas:
Curso a distância. Aulas por meio da plataforma ead.ufrj.br
Dúvidas:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Número de vagas: 50
UFRJ: 24
Público externo à UFRJ: 26
Para se inscrever no curso clique no botão "Inscrever", e depois siga os passos abaixo:
1) Cadastre-se no portal https://sgce.tic.ufrj.br caso seja o seu primeiro acesso.
2) Busque por curso em período de pré-inscrição por "Acessibilidade e inclusão nas instituições de ensino superior: desafios e possibilidades"
4) Clique em "Mais Detalhes" ao lado do curso.
5) Clique em "Realizar Pré-inscrição" ao final da página.
DESIGN DIDÁTICO PARA CURSOS ONLINE NO AMBIENTE MOODLE - A DISTÂNCIA
Apresentação:
O Curso de Design Didático para cursos on-line no ambiente Moodle aborda as etapas de planejamento, desenvolvimento e execução de cursos on-line, com foco nos princípios do design didático interativo, a partir da proposição de atividades práticas neste ambiente virtual.
Pré-requisitos: Destreza e interesse pelas tecnologias digitais em rede para planejamento de aulas com ferramentas de autoria e colaboração on-line. O curso é 100% on-line e é necessário disponibilidade para realização de atividades em grupo, em tempo real (síncronos) e assíncronas (na plataforma EAD Moodle). Os encontros síncronos serão no máximo três ao longo do curso, no período da tarde.
Objetivos:
O curso tem como objetivo maior instrumentalizar servidores públicos que atuam na educação básica e superior para planejar e implementar um curso on-line no ambiente virtual Moodle, a partir dos princípios do desenho didático interativo para Educação On-line (EOL).
Ao final do curso, é esperado que o cursista alcance os seguintes objetivos específicos de aprendizagem:
- Compreender os fundamentos da Educação Online;
- Estabelecer as diferenças entre ensino remoto, Educação a Distância (EaD) e Educação Online (EOL);
- Conceituar desenho didático e desenho didático interativo;
- Conhecer diferentes modelos de design didático para cursos on-line;
- Identificar as etapas de um curso online;
- Planejar cada etapa de uma unidade de estudo;
- Conhecer os recursos e atividades do AVA Moodle;
- Desenhar situações de aprendizagem com base nos fundamentos da mediação docente interativa;
- Planejar uma unidade de estudo no ambiente de prática no AVA Moodle.
Público-alvo:
Servidores públicos (docentes e técnicos administrativos) das esferas federais, estaduais e municipais.
Prioritariamente professores da rede pública de ensino de qualquer parte do Brasil.
Modalidade:
A distância, na plataforma AVA @UFRJ
Metodologia:
O curso será ministrado na modalidade EaD, pela plataforma Moodle. Contará com o suporte de alunos extensionistas que darão apoio aos cursistas, bem como estimularão a troca de experiências. O curso ocorrerá por meio dos fóruns de discussão, encontros em sala de aula virtual em tempo real e cada participação será pontuada. Cada módulo terá como ponto de partida materiais instrucionais, conteúdos base on-line e complementar que serão o ponto de partida para o debate /nos fóruns e nos encontros virtuais. O trabalho final será a apresentação do projeto de desenho didático de uma unidade de estudo no Moodle. O candidato interessado se compromete a realizar as tarefas em equipe.
Carga horária: 120 horas.
Conteúdo:
Ambientação - 10 h
Módulo I – Cibercultura e Educação - 10 h
Módulo II – Design Didático para cursos on-line – Parte 1 - 20 h
Módulo III - Design Didático para cursos on-line – Parte 2 - 20 h
Módulo III – Comunicação e estratégias de aprendizagem on-line – Semana 5 - 20 h
Módulo IV – Design didático no ambiente virtual Moodle - 30 h
Encerramento - 10 h
Extra plataforma: Participação em lives formativas no canal da extensão.ufrj
Pré-Inscrições:
16/03/2021 a 31/03/2021 - VAGAS ESGOTADAS!
Os candidatos pré-selecionados receberão o termo de compromisso do cursista até 29/03. Aguardar confirmação da vaga até 04/04.
Período de Realização:
Início do curso: 05/04/2021
Previsão de término: 25/06/2021
Local da aulas:
Curso a distância. Aulas por meio da plataforma AVA @UFRJ, google meet e Youtube da extensão UFRJ.
Dúvidas:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Número de vagas: 30 vagas