Educação em TEA (transtorno do espectro autista)

As inscrições estão encerradas devido a grande procura.
Somente os selecionados para o curso receberão um e-mail de O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com a confirmação de sua inscrição, entre os dias 03 a 05 de março de 2021. Não deixem de acessar sua caixa de e-mails neste período, inclusive a caixa de spam.

Apresentação:

Este curso visa capacitar servidores públicos, de todas as esferas, envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo. Considerando o aumento significativo de indivíduos diagnosticados com o transtorno do espectro do autismo (TEA), é fundamental, através da capacitação, instrumentalizar esses servidores sobre os diferentes níveis de autismo, suas características, atendimento e práticas adequadas, a fim de promover a cidadania desses indivíduos, conforme visam as políticas educacionais de ensino. Sendo assim, a capacitação permitirá desenvolver habilidades e ampliará o conhecimento dos servidores buscando contribuir no desenvolvimento dos indivíduos com TEA, que apesar de apresentar conduta diferente, pela dificuldade em se comunicar e interagir socialmente, podem e devem estar inseridos na sociedade.

Objetivos:

Propiciar uma formação básica (teórica e prática) aos servidores públicos envolvidos no atendimento de indivíduos no transtorno do espectro do autismo;

Fomentar reflexões e contribuir com a formação de profissionais para que possam avaliar e aprimorar suas práticas educacionais;

Divulgar o conhecimento científico e práticas educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA.

Público-alvo:

Servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Modalidade e Metodologia:

O curso será ministrado na modalidade EaD, 100% online, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle, utilizando-se de materiais audiovisuais variados e com apoio de um tutor online para auxiliar nas dúvidas referentes a sala de aula virtual, assim como também em dúvidas referentes ao conteúdo do curso. O curso conta com revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas, e debates sobre as experiências e práticas educacionais. A abordagem a ser utilizada visa a interação, a participação e a construção do conhecimento. A avaliação será pautada em questionários de múltipla escolha e atividades práticas.

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).

Carga horária:

120 horas.

Conteúdo:

1. O curso é composto por 11 módulos:
  2. -Ambientação
  3. -Introdução ao Transtorno do espectro do autismo (TEA)
  4. -Características do aluno com TEA
  5. -Atividade avaliativa - Quiz I
  6. -Capacitismo e Perspectiva do cuidador
  7. -Inclusão e políticas públicas
  8. -Atividade avaliativa - Quiz II
  9. -Inclusão do aluno com TEA