Educação em TEA (transtorno do espectro autista) - Conceitos Básicos

 

P´re-inscrições encerradas. Aguardar e-mail de confirmação da inscrição, caso seja selecionado (a) entre 17 a 20 de março de 2020. 

 

Apresentação:

Este curso visa capacitar servidores públicos, de todas as esferas, envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo. Considerando o aumento significativo de indivíduos diagnosticados com o transtorno do espectro do autismo (TEA), é fundamental, através da capacitação, instrumentalizar esses servidores sobre os diferentes níveis de autismo, suas características, atendimento e práticas adequadas, a fim de promover a cidadania desses indivíduos, conforme visam as políticas educacionais de ensino. Sendo assim, a capacitação permitirá desenvolver habilidades e ampliará o conhecimento dos servidores buscando contribuir no desenvolvimento dos indivíduos com TEA, que apesar de apresentar conduta diferente, pela dificuldade em se comunicar e interagir socialmente, podem e devem estar inseridos na sociedade.

 

Objetivos:

Propiciar uma formação básica (teórica e prática) aos servidores públicos envolvidos no atendimento de indivíduos no transtorno do espectro do autismo;

Fomentar reflexões e contribuir com a formação de profissionais para que possam avaliar e aprimorar suas práticas educacionais;

Divulgar o conhecimento científico e práticas educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA.

 

Público-alvo:

Servidores públicos federais, estaduais e municipais.

 

Modalidade e Metodologia:

O curso será ministrado na modalidade EaD, 100% online, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle, utilizando-se de materiais audiovisuais variados e com apoio de um tutor online para auxiliar nas dúvidas referentes a sala de aula virtual, assim como também em dúvidas referentes ao conteúdo do curso. O curso conta com revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas, e debates sobre as experiências e práticas educacionais. A abordagem a ser utilizada visa a interação, a participação e a construção do conhecimento. A avaliação será pautada em questionários de múltipla escolha e atividades práticas.

 

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).

 

Carga horária:

90 horas.

 

Conteúdo:

O curso é composto por 9 módulos:

 

  1. 1. Ambientação
  2. 2. Introdução ao Transtorno do espectro do autismo (TEA)
  3. 3. Características do aluno com TEA
  4. 4. Atividade avaliativa - Quiz I
    1. 5. Inclusão e políticas públicas
    2. 6.Inclusão do aluno com TEA
    3. 7. Atividade avaliativa - Quiz II
    4. 8. Práticas inclusivas na escola
    5. 9. Avaliação final - Questionário revisão
  5.  

Pré-inscrições: Encerradas. Aguardar e-mail de confirmação da inscrição, caso seja selecionado (a) entre 17 a 20 de março de 2020. 

Período de Realização:

Início do curso: 24/03/2020

Previsão de término: 29/06/2020

 

Local da aulas:

Aulas por meio da plataforma ambientevirtual.nce.ufrj.br

 

Número de vagas:

250 vagas

 

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ