ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - a distância
Apresentação:
Este curso visa capacitar servidores públicos de instituições de ensino superior na temática da acessibilidade e inclusão. Objetiva também contribuir com a formação de estudantes de graduação da UFRJ, que atuarão na equipe responsável pelo curso. Com esta ação pretende-se formar multiplicadores de práticas acessíveis e inclusivas nas instituições citadas.
Pré-requisito:
- Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas, quando necessário).
Objetivos:
Geral:
- Capacitar servidores de instituições de ensino superior (docentes e técnicos administrativos) na temática da acessibilidade e inclusão no ensino superior.
Específicos:
- Interferir nas barreiras atitudinais que afetam a qualidade do atendimento fornecido às pessoas com deficiência por servidores públicos.
- Formar multiplicadores de práticas de inclusão e acessibilidade nas instituições de ensino superior.
- Contribuir para a formação de estudantes de graduação que atuarão na equipe responsável pelo curso.
Público-alvo:
Servidores públicos de instituições de ensino superior (docentes e técnicos administrativos) das esferas federais, estaduais e municipais.
Modalidade:
A distância, na plataforma EAD UFRJ https://ead.ufrj.br/
Metodologia:
O curso será ministrado na modalidade EaD, pela plataforma Moodle. Contará com o suporte de alunos extensionistas que darão apoio aos cursistas, bem como estimularão a troca de experiências. O curso ocorrerá por meio dos fóruns de discussão e cada participação será pontuada. Cada módulo terá como ponto de partida materiais (artigos, vídeos, etc) que trarão conhecimentos e instigarão os debates nos fóruns. Haverá trabalho final de conclusão de curso, onde os cursistas serão incentivados a articular o conteúdo teórico aprendido com suas experiências profissionais e com os desafios que vivenciam em seus ambientes de trabalho com relação à acessibilidade.
Carga horária: 120 horas.
Conteúdo:
- Ambientação
- Módulo I: Deficiência e sociedade: a normalidade e os desvios enquanto produção social
Módulo II: Deficiência não é doença: distinções entre os modelos médico e social da deficiência e suas consequências na legislação brasileira
Módulo III: Deficiência e Educação: os desafios da inclusão.
Módulo IV: Barreiras atitudinais, Capacitismo, Interdependência e a Dimensão Política do cuidado.
Módulo V: As tecnologias assistivas como estratégia para se desafiar barreiras (Parte I).
Módulo VI: As tecnologias assistivas como estratégia para se desafiar barreiras (Parte II).
Pré-Inscrições:
01/07/2020 a 31/07/2020.
Período de Realização:
Início do curso: 17/08/2020
Previsão de término: 06/12/2020
Local da aulas:
Curso a distância. Aulas por meio da plataforma ead.ufrj.br
Dúvidas:
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Número de vagas: 50
UFRJ: 24
Público externo à UFRJ: 26
Para se inscrever no curso clique no botão "Inscrever", e depois siga os passos abaixo:
1) Cadastre-se no portal https://sgce.tic.ufrj.br caso seja o seu primeiro acesso.
2) Busque por curso em período de pré-inscrição por "Acessibilidade e inclusão nas instituições de ensino superior: desafios e possibilidades"
4) Clique em "Mais Detalhes" ao lado do curso.
5) Clique em "Realizar Pré-inscrição" ao final da página.