ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - a distância

 

Apresentação:

Este curso visa capacitar servidores públicos de instituições de ensino superior na temática da acessibilidade e inclusão. Objetiva também contribuir com a formação de estudantes de graduação da UFRJ, que atuarão na equipe responsável pelo curso. Com esta ação pretende-se formar multiplicadores de práticas acessíveis e inclusivas nas instituições citadas.

 

Pré-requisito: 

- Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas, quando necessário).

 

Objetivos:

Geral:

- Capacitar servidores de instituições de ensino superior (docentes e técnicos administrativos) na temática da acessibilidade e inclusão no ensino superior.

Específicos:

- Interferir nas barreiras atitudinais que afetam a qualidade do atendimento fornecido às pessoas com deficiência por servidores públicos.

- Formar multiplicadores de práticas de inclusão e acessibilidade nas instituições de ensino superior.

- Contribuir para a formação de estudantes de graduação que atuarão na equipe responsável pelo curso.

Público-alvo:

Servidores públicos de instituições de ensino superior (docentes e técnicos administrativos) das esferas federais, estaduais e municipais.

 

Modalidade: 

A distância, na plataforma EAD UFRJ https://ead.ufrj.br/

 

Metodologia:

O curso será ministrado na modalidade EaD, pela plataforma Moodle. Contará com o suporte de alunos extensionistas que darão apoio aos cursistas, bem como estimularão a troca de experiências. O curso ocorrerá por meio dos fóruns de discussão e cada participação será pontuada. Cada módulo terá como ponto de partida materiais (artigos, vídeos, etc) que trarão conhecimentos e instigarão os debates nos fóruns. Haverá trabalho final de conclusão de curso, onde os cursistas serão incentivados a articular o conteúdo teórico aprendido com suas experiências profissionais e com os desafios que vivenciam em seus ambientes de trabalho com relação à acessibilidade.

 

Carga horária: 120 horas.

 

Conteúdo:

  1. Ambientação
  2. Módulo I: Deficiência e sociedade: a normalidade e os desvios enquanto produção social
    Módulo II: Deficiência não é doença: distinções entre os modelos médico e social da deficiência e suas consequências na legislação brasileira
    Módulo III: Deficiência e Educação: os desafios da inclusão.
    Módulo IV: Barreiras atitudinais, Capacitismo, Interdependência e a Dimensão Política do cuidado.
    Módulo V: As tecnologias assistivas como estratégia para se desafiar barreiras (Parte I).
    Módulo VI: As tecnologias assistivas como estratégia para se desafiar barreiras (Parte II).

Pré-Inscrições: 

01/07/2020 a 31/07/2020.

 

Período de Realização:

Início do curso: 17/08/2020

Previsão de término: 06/12/2020

Local da aulas:

Curso a distância. Aulas por meio da plataforma ead.ufrj.br

 

Dúvidas: 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Número de vagas: 50

UFRJ: 24

Público externo à UFRJ: 26

 

Para se inscrever no curso clique no botão "Inscrever", e depois siga os passos abaixo:

1) Cadastre-se no portal https://sgce.tic.ufrj.br caso seja o seu primeiro acesso. 

2)  Busque por curso em período de pré-inscrição por "Acessibilidade e inclusão nas instituições de ensino superior: desafios e possibilidades"

4) Clique em "Mais Detalhes" ao lado do curso.

5) Clique em "Realizar Pré-inscrição" ao final da página. 

Inscrever

 

UFRJ PROFOS - PR5/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ