Ser diferente, ser igual (bullying e violência, preconceito e discriminação)
VAGAS ESGOTADAS!
Apresentação:
O Curso de Aperfeiçoamento Ser Diferente, Ser Igual - é uma ação de formação contiuada decorrente de parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). O curso de Aperfeiçoamento Ser Diferente, Ser Igual enfatiza o combate ao bullying, a violência, ao preconceito e a discriminação, a partir da perspectiva da educação e dos direitos humanos.
Este projeto se justifica por propor ações de intervenção para a prevenção e para o combate ao bullying, à violência, ao preconceito e à discriminação em suas diversas expressões e motivações (racismo, LGBTfobia, machismo, classismo, capacitismo, gordofobia, etc.) a partir do protagonismo e da autoria de profissionais da educação básica, especialmente aquelas e aqueles que se encontram em exercício docente, no espaço da escola. Neste sentido, todo o escopo desta proposta focaliza o fortalecimento da cidadania dos sujeitos que vivem no território alcançado por ela. Trata-se de fortalecer o desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão das emoções, para a autonomização, para a construção de relações interpessoais éticas e para a manutenção da integridade individual e coletiva, considerando as realidades sociais e culturais dos sujeitos envolvidos
Objetivos:
Objetivo geral:
Contribuir para a prevenção ao Bullying e violência, Preconceito e Discriminação na escola através da difusão de saberes e compartilhamento de experiências pedagógicas junto aos profissionais da educação das redes públicas de ensino, para que estes possam realizar ações interventivas contra o racismo, o sexismo, o machismo, a LGBTfobia, o capacitismo, a intolerância religiosa e toda e qualquer forma de violação dos direitos humanos.
Objetivos específicos:
• Capacitar 250 profissionais da educação da rede pública de ensino para atuarem como multiplicadores de ações interventivas para prevenção ao Bullying e violência, Preconceito e Discriminação;
• Ampliar o repertório de recursos pedagógicos dos cursistas na promoção e defesa dos direitos humanos a partir da abordagem dos eixos temáticos propostos a serem trabalhados nas 180 horas do curso de aperfeiçoamento;
• Acompanhar os cursistas na elaboração e execução dos projetos de intervenção a serem aplicados nas escolas das áreas cobertas pelos cinco polos estratégicos do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nova Friburgo e Macaé;
Público-alvo:
Os profissionais da educação que compõem o público alvo dessa proposta são professoras e professores no exercício da docência nas escolas públicas das redes estadual e municipais de ensino distribuídos nas áreas de abrangência dos 4 polos estratégicos do curso no Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (nos territórios da Maré e Manguinhos), Nova Friburgo (Região Serrana), Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e Macaé. Soma-se a eles gestores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e outros agentes educadores que atuam nas escolas. Como a rede estadual de ensino oferece principalmente o segundo segmento do ensino fundamental e o ensino médio e as redes municipais de ensino cobrem a educação infantil e todo o ensino fundamental, esta proposta alcança profissionais de toda a educação básica.
Pré-requisito:
É necessário que os participantes tenham acesso à internet e disponibilidade de participar de 4 encontros presenciais no polo escolhido.
Carga horária:
180 horas (144 horas no ambiente virtual e 36 horas nos encontros presenciais).
Modalidade:
Semi-presencial.
As aulas a distância serão realizadas a distância na plataforma Moodle da UFRJ (ead.ufrj.br). O curso terá encontros presenciais nos seguintes polos:
Duque de Caxias (4 encontros aos sábados)
Macaé (4 encontros às quartas-feiras)
Nova Friburgo (4 encontros às sextas-feiras)
Nova Iguaçu (4 encontros às quartas-feiras)
Rio de Janeiro (4 encontros em dia a confirmar)
Os quatro encontros presenciais, realizados nos polos, tem o objetivo de articular os conteúdos apreendidos no ambiente virtual com a prática profissional cotidiana.
Conteúdo:
Módulo I - Família, Escola e Sociedade Atual
Módulo II - O que é Violência: educação e direitos humanos
Módulo III - Cidadania, Igualdade e Diferença
Módulo IV - Educação e Relações de Gênero: e a escola com isso?
Módulo V - Relações étnico-raciais na escola
Módulo VI - Enfrentar o Bullying: desafio meu, seu, nosso
Metodologia:
O Curso será oferecido na modalidade de educação a distância, hospedado no ambiente virtual de aprendizagem (plataforma Moodle) da UFRJ, no endereço ead.ufrj.br, onde os cursistas terão acesso aos módulos. Além de um módulo de ambientação para abrir o Curso e outro de avaliação para encerrá-lo, os cursistas terão acesso aos conteúdos pelos módulos descritos acima.
Os módulos de conteúdo serão compostos por, no mínimo, um material teórico para leitura, um vídeo sobre o tema correspondente, um fórum de discussão e uma tarefa. Os 250 cursistas serão divididos em 10 turmas. Estas, com 25 cursistas cada, serão acompanhadas por um tutor, que terá a incumbência de mediar e fomentar o debate nos fóruns de discussão, tirar dúvidas sobre as atividades do curso e navegação na plataforma e incentivar a participação no curso. Ou seja, subsidiar o desenvolvimento de atividades, acompanhar e orientar os cursistas. Além dos tutores, comporão a equipe do Curso, formadores, que atuarão na formação e no acompanhamento dos tutores, coordenando suas ações; supervisores do curso para acompanhar o desempenho dos formadores e dos tutores; professores pesquisadores, responsáveis pela concepção teórico-metodológica e elaboração dos materiais pedagógicos do curso e pela formação da equipe e; coordenador-adjunto, que responderá pela gestão e execução do curso.
Na perspectiva de uma metodologia participativa, os cursistas serão constantemente convidados a postar textos, vídeos, charges e imagens nos fóruns de discussão sobre o tema correspondente, além dos já propostos pelo curso, para enriquecer a discussão e ampliar o repertório de conhecimento da turma. A participação no fórum, as tarefas sugeridas e a elaboração e a realização do projeto de intervenção compõem o conjunto de atividades pelas quais os cursistas serão avaliados.
Os professores pesquisadores e os formadores dedicarão uma carga horária específica para o desenvolvimento de atividades de orientação, instrução e acompanhamento nos polos presenciais e nas escolas. Assim, deverão acompanhar também a elaboração e a realização do projeto de intervenção, que será o trabalho final de conclusão de curso.
Vale ressaltar que durante a vigência do curso estão previstos 4 (quatro) encontros presenciais, com o objetivo de articular os conteúdos apreendidos no ambiente virtual com a prática profissional cotidiana do profissional.
Os encontros presenciais terão também o objetivo de orientar os trabalhos de conclusão de curso. A cada encontro um grupo de professores e tutores estarão realizando Oficinas de Linguagens com objetivo de instrumentalizar os cursistas para a produção de seus projetos de intervenção. Cada encontro reunirá 50 cursistas que se dividirão nas 2 oficinas por encontro. Uma oficina pela manha, outra a tarde com grupos de 25 em cada uma.
As Oficinas de Linguagens presenciais serão:
- Imagem (fotografia e vídeo documental) – Princípios básicos de fotografia e produção documental. Gravação em vídeo; montagem de roteiro de entrevista
- Produção de texto (poesia) – jogos poéticos com os temas trabalhados nos módulos
- Produção gráfica (design e ilustração) – princípios de tipografia e colagem
- Espaço cênico (cenografia e jogos espaciais) – o uso da sala de aula como espaço cênico, a produção do espaço, a transformação do espaço, a ocupação do espaço.
Inscrições:
As pré-inscrições deverão ser realizadas pelo link abaixo. No momento da inscrição, o participante deverá escolher o pólo de encontros presenciais, e indicar no cadastro a qual escola pública está lotado.
Período de realização:
De abril a setembro de 2018.
O curso teve início no ambiente virtual de aprendizagem em 17/04, e um e-mail com instruções de acesso foi enviado aos participantes. Se vocês se inscreveu no curso e não recebeu o e-mail, informe a equipe do curso enviando um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
CCNA - Módulo 3 (Presencial)
Apresentação:
O Programa Cisco Networking Academy é destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais. Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover condições para que o aluno passe na prova de certificação, que possui reconhecimento internacional. Duração do Programa O curso Cisco CCNA é composto por 4 módulos, cada um com 96 horas de aula. O módulo 3 do CCNA se refere a projetos básicos de redes escaláveis, e será oferecido somente para os aprovados no Módulo 1 ou Módulo 2.
Objetivos:
Capacitar servidores da área de tecnologia da informação que necessitam adquirir conhecimento ou se aprimorar em projeto, implementação e manutenção de redes de computadores.
Público-alvo:
Servidores que exerçam funções de administradores e gerentes de redes de computadores nos órgão federais, estaduais e municipais, e que tenham concluído os módulos 1 ou 2 do curso CCNA.
Modalidade:
Presencial.
Carga-horária:
96 horas.
Conteúdo:
CCNA Módulo 3: Escalando Redes:
-Introdução ao Escalonamento de Redes
-Redundância de LAN
-Agregação de Link
-LANs sem FIo
-Ajuste, Identificação e Solução de Problemas do EIGRP
-Imagens de Licenciamento do IOS
Metodologia:
O curso será ministrado através de aulas teóricas com o apoio de multimídia e de páginas na Web e as aulas práticas contarão com roteadores, switches e sofwares de fabricação da Cisco Systems, Inc., semelhantes aos utilizados em produção na infraestrutura das diversas redes de computadores da UFRJ. Todo o material didático se encontra em português e foi elaborado pela Cisco e complementado pelo NCE na forma de práticas de laboratório. Importante mencionar que os profissionais/instrutores são capacitados e aptos a lecionar, com aval da própria Cisco.
Os alunos serão avaliados durante todo o curso através de provas teóricas online. A nota final contará também com uma avaliação teórica e uma avaliação prática versando sobre todo o conteúdo ministrado. Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver, no mínimo, 70% da nota máxima e 75% de presença às aulas.
Período de inscrição:
Período de realização:
01/04 a 26/06/2019
Às segundas e quartas, de 8hs às 12hs.
Local:
Laboratório 7 - 2º andar - NCE (Núcleo de Computação Eletrônica). No Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cidade Universitária.
Número de vagas:
30 vagas
Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:
- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;
- Clique em Cadastrar-se;
- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.