CCNA - Módulo 4 (Presencial)
Apresentação:
O Programa Cisco Networking Academy é destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais. Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover condições para que o aluno passe na prova de certificação, que possui reconhecimento internacional. O curso Cisco CCNA é composto por 4 módulos, cada um com 96 horas de aula. O módulo 4 do CCNA será oferecido somente para os aprovados nos módulos anteriores, e se refere a conexões de longa distância e monitoramento de redes.
Objetivos:
Capacitar servidores da área de tecnologia da informação que necessitam adquirir conhecimento ou se aprimorar em projeto, implementação e manutenção de redes de computadores.
Público-alvo:
Servidores que exerçam funções de administradores e gerentes de redes de computadores, e que tenham concluído o Módulo 3 do CCNA.
Modalidade:
Presencial.
Carga-horária:
96 horas.
Conteúdo:
CCNA Módulo 4: Conectando Redes (96 horas):
- Projeto de Rede Hierárquico
- Conexão à WAN
- Conexões Ponto-a-Ponto
- Frame Relay
- NAT para IPv4
- Soluções Broadband
- Protegendo a Conectividade entre Sites
- Monitorando a Rede
- Identificação e Solução de Problemas de Rede
Metodologia:
O curso será ministrado através de aulas teóricas com o apoio de multimídia e de páginas na Web e as aulas práticas contarão com roteadores, switches e sofwares de fabricação da Cisco Systems, Inc., semelhantes aos utilizados em produção na infraestrutura das diversas redes de computadores da UFRJ. Todo o material didático se encontra em português e foi elaborado pela Cisco e complementado pelo NCE na forma de práticas de laboratório. Importante mencionar que os profissionais/instrutores são capacitados e aptos a lecionar, com aval da própria Cisco.
Os alunos serão avaliados durante todo o curso através de provas teóricas online. A nota final contará também com uma avaliação teórica e uma avaliação prática versando sobre todo o conteúdo ministrado. Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver, no mínimo, 70% da nota máxima e 75% de presença às aulas.
Período de inscrição:
De 12/07 a 08/08/2018
Período de realização:
De 14/08 a 01/11/2018
Às terças e quintas, de 8hs às 12hs.
Atenção: o não comparecimento na 1ª semana do curso implicará no desligamento do inscrito.
Local:
NCE (Núcleo de Computação Eletrônica). No Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cidade Universitária.
Número de vagas:
25 vagas
CCNA - Módulo 2 (Presencial)
Apresentação:
O Programa Cisco Networking Academy é destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais. Além da qualificação, o programa tem por objetivo prover condições para que o aluno passe na prova de certificação, que possui reconhecimento internacional. O curso Cisco CCNA é composto por 4 módulos, cada um com 96 horas de aula. O módulo 2 do CCNA será oferecido somente para os aprovados no Módulo 1, e se refere a fundamentos de roteamento e de comutação.
Objetivos:
Capacitar servidores da área de tecnologia da informação que necessitam adquirir conhecimento ou se aprimorar em projeto, implementação e manutenção de redes de computadores.
Público-alvo:
Servidores que exerçam funções de administradores e gerentes de redes de computadores, e que tenham concluído o Módulo 1 do CCNA.
Modalidade:
Presencial.
Carga-horária:
96 horas.
Conteúdo:
CCNA Módulo 2: Conceitos Fundamentais de Roteamento e Switching (96 horas):
- Introdução às Redes Comutadas
- Conceitos e Configuração Básica de Switching
- VLANs
- Conceitos de Roteamento
- Roteamento entre VLANs
- Roteamento Estático
- Roteando Dinamicamente
- OSPF de Área Única
- Listas de Controle de Acesso
- DHCP
- NAT para IPv4
Metodologia:
O curso será ministrado através de aulas teóricas com o apoio de multimídia e de páginas na Web e as aulas práticas contarão com roteadores, switches e sofwares de fabricação da Cisco Systems, Inc., semelhantes aos utilizados em produção na infraestrutura das diversas redes de computadores da UFRJ. Todo o material didático se encontra em português e foi elaborado pela Cisco e complementado pelo NCE na forma de práticas de laboratório. Importante mencionar que os profissionais/instrutores são capacitados e aptos a lecionar, com aval da própria Cisco.
Os alunos serão avaliados durante todo o curso através de provas teóricas online. A nota final contará também com uma avaliação teórica e uma avaliação prática versando sobre todo o conteúdo ministrado. Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver, no mínimo, 70% da nota máxima e 75% de presença às aulas.
Período de inscrição:
12/07 a 08/08/2018
Período de realização:
De 13/08 a 31/10/2018
Às segundas e quartas, de 8hs às 12hs.
Atenção: o não comparecimento na 1ª semana do curso implicará no desligamento do inscrito.
Local:
NCE (Núcleo de Computação Eletrônica). No Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cidade Universitária.
Número de vagas:
25 vagas
Identidade nacional e decolonialidades (Presencial)
Apresentação:
O objetivo do curso é o de discutir a partir de uma perspectiva de análise ‘decolonial’, as bases eurocêntricas do racismo nacional e suas consequências nas relações econômicas, culturais e epistêmicas. De acordo com esta perspectiva, cujo principal expoente foi o sociólogo peruano Aníbal Quijano (1928-2018), ‘raça’ foi um conceito criado no bojo da empresa capitalista de colonização européia. Antes do processo de colonização, a Europa não se via como ‘Europa’, isto é, como o centro de irradiação de um projeto superior de civilização, mas sim como um lugar multicultural e multifacetado. Foi preciso o contato com o ‘outro’ não europeu, para que ideia da Europa enquanto centro do mundo surgisse. A idéia central por trás da criação desse conceito é o de opor radicalmente o colonizador do colonizado, de tal forma que o colonizado é visto sempre como culturalmente inferior, e, portanto, colonizável. O não respeito ao direito das populações locais à ocupação de seu território da maneira que lhes melhor conviesse foi justificado pela ‘superioridade’ da política liberal européia e de sua economia global de mercado. A ideia de racialização dos corpos dos nativos marcou a empresa colonial moderna e esse modo de colonialidade do poder perdura nas relações das sociedades pós-coloniais, como pretendemos mostrar neste curso.
Público-alvo:
Pessoas ligadas a área de educação, isto é, professores, coordenadores, pedagogos, estudantes que cursam licenciatura, pesquisadores. É possível a admissão de pessoas de outras áreas interessadas na temática.
Modalidade:
Presencial.
Carga-horária:
16 horas
Programa do curso:
1º Módulo - Colonialidade do poder (31/08)
Neste módulo discutiremos a colonialidade do poder com as vozes de Aníbal Quijano e Walter Mignolo. Segundo Aníbal Quijano, a atual globalização é continuação do processo de conquista da América que reduziu povos a corpos úteis a partir da consolidação da Europa na centralidade do sistema mundo. O uso de categorias e concepções raciais como estratégia de exploração e dominação promoveu o assujeitamento de povos e civilizações americanas, e relegando a espaços secundários ou a extermínios, racionalidades, ontologias e epistemologias alternativas.
2º Módulo - Sistema colonial de gênero (28/09) - “feminismo” decolonial
Neste módulo discutiremos o sistema colonial de gênero através da autora argentina, feminista decolonial, Maria Lugones. Lugones atualiza o conceito de colonialidade de poder desenvolvido por Aníbal Quijano, conferindo ao gênero o lugar de categoria de dominação e opressão colonial, fundamental na construção de dicotomias de poder.
3º Módulo - que é lugar de fala? (19/10) - interseccionalidade no “feminismo”; mulherismo negro.
Debateremos também com as autoras Patrícia Hill Collins, Luiza Bairros e Angela Figueiredo na busca de intensificar o diálogo de ideias entre o norte e sul da diáspora africana, por meio de conceitos como a teoria do ponto de vista de Hill Collins, segundo a qual a experiência da opressão sexista é dada pela posição que ocupamos numa matriz de dominação onde raça gênero e classe social interceptam-se em diferentes pontos. Além disso, abordaremos as dificuldades que há nos grupos posicionados no poder em se pensar sobre o significado de ser branco, do que representa refletir a questão racial a partir da branquitude. As reflexões e os estudos sempre se dão a partir dos grupos subordinados, enquanto os que se encontram no poder não se estudam nem se pensam.
4º Módulo - necropolítica e biopoder (30/11)
A Necropolítica é uma política centrada na produção da morte em larga escala, é um modelo de gestão do corpo social que consiste na separação e distribuição dos corpos, entre aqueles que serão poupados e multiplicados, e aqueles que serão exterminados ou abandonados à mercê da morte. O livro de Achille Mbembe, filósofo camaronês, baseia-se no conceito de biopoder de Foucault, e examina a relação entre conceitos como soberania e estado de exceção, deixando em evidência como políticas públicas adotadas pelo Estado (ou a ausência delas) desembocam na morte de corpos indesejados pela sociedade. A partir de uma perspectiva não eurocêntrica, Mbembe procura traduzir a lógica da violência nas sociedades pós-coloniais, através de uma análise genealogia do poder da morte sobre os corpos marginalizados.
5º Módulo - culturas híbridas e resistências (7/12)
Finalizamos nosso curso nos debruçando sobre a questão da identidade nacional constituída a partir do encontro das culturas indígenas, africanas e portuguesas, mas na qual as raízes culturais das duas primeiras foram praticamente apagadas.
Inscrição:
11 de julho a 17 de agosto de 2018
Período de realização:
31/08, 28/09, 19/10, 30/11, 07/12
Local das aulas:
IFCS, Largo do São Francisco 1 (sala Celso Lemos).
Horário: das 14 às 18 hrs
Número de vagas:
50 vagas
IV Curso de Formação em Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos
Apresentação:
O curso busca promover discussões e reflexões sobre as temáticas gênero e diversidade sexual no âmbito dos direitos humanos, debatendo a complexidade das relações de gênero no âmbito da construção das identidades sexuais na contemporaneidade, e discutindo criticamente o sujeito moderno e seu engessamento na lógica binária entre masculino e feminino, homem e mulher. Acrescenta-se a isso novas reflexões sobre a perspectiva da luta democrática no âmbito da diversidade sexual em meio às análises do movimento feminista e na construção de políticas públicas para as mulheres e os identificados como LGBTs.
Objetivos:
Este curso tem por objetivo contribuir para a promoção da agenda dos Direitos Humanos, difundindo saberes e estimulando o debate em torno das categorias gênero e diversidade sexual. As homossexualidades e as masculinidades são tomadas como questões centrais. Além disso, pretende-se:
• Difundir novas reflexões em torno dos conceitos de gênero e diversidade sexual, a partir das emergentes teorias promovidas pelas ciências humanas;
• Promover a defesa dos direitos humanos, com foco para as complexidades das relações de gênero e novas identidades sexuais para além da heteronormatividade;
• Ampliar o escopo analítico em torno da discussão de gênero, diversidade sexual e direitos humanos;
• Estimular o debate que proporcione a percepção do campo dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação da cidadania plena junto a população LGBT;
• Divulgar o trabalho já desenvolvido em prol dos direitos humanos pelas instituições de ensino e a sociedade em geral que articulam o tema gênero, diversidade sexual e direitos humanos.
Público-alvo:
Servidores públicos em geral.
Modalidade:
A distância, com dois encontros presenciais com data a definir.
Carga-horária:
120 horas.
Metodologia:
O curso será oferecido na modalidade EAD, terá como ambiente virtual de aprendizagem (AVA), espaço de interlocução através da plataforma Moodle. O fórum de discussão será a principal ferramenta de abordagem dos conteúdos apresentados pelos tutores. Serão utilizados vídeos, textos, recortes de jornais, imagens e outras mídias como provocares de atuação e participação, que possibilite o trabalho com os temas de cada módulo.
Conteúdo:
- Ambientação na Plataforma
- Primeiro Encontro Presencial
- Módulos:
I - Sexualidade(s) como construção social e histórica
II - Gênero e relações sociais no Brasil
III- Diversidade sexual e Direitos Humanos
IV- Masculinidade(s) na cultura brasileira
- Tarefa Final
- Segundo Encontro Presencial
- Avaliação do curso
Inscrição:
01/02 a 22/03/2019
Período de realização:
Início: 08/04/2019
Previsão de Término: 13/06/2019
Local das aulas:
Aulas por meio da plataforma: ead.ufrj.br
Número de vagas:
100 vagas.
Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e siga os passos abaixo:
- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;
- Clique em Cadastrar-se;
- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.