Como se inscrever nos cursos:

 

1) Na página inicial, clique no curso de interesse para acessar a descrição com informações detalhadas e o link de inscrição;

2) Leia com atenção toda a descrição do curso (fique atento à metodologia para garantir que realmente terá condições de se dedicar ao curso) e clique em "Inscrever".

3) Ao acessar o link, clique em AcessoCadastrar-se, e faça o cadastro no sistema.

4) Depois, inscreva-se no curso desejado.Solicitamos que não se inscreva em muitos cursos pois há a necessidade de participação ativa e constante na plataforma!

 

Após a inscrição no curso, em caso de curso a distância, aguarde um e-mail com informações de acesso ao ambiente virtual.

 

Os servidores que tiverem dúvidas ou dificudades para realizar a inscrição podem entrar em contato com a equipe do PROFOS.

Matemática Básica Instrumental - Parte II (A Distância)

 

Apresentação:

Neste Curso, ampliamos a discussão e o estudo dos conceitos matemáticos abordados no Curso de Matemática Básica Instrumental - Parte I, e abordamos alguns outros conceitos, sempre buscando contextualizá-los com as diferentes realidades sociais e laborais vivenciadas pelo(a)s servidore(a)s público(a)s participantes, de maneira que se percebam competentes para instrumentalizar a Matemática em suas necessidades de forma reflexiva e qualificada. Trata-se de um curso de formação continuada, realizado na modalidade de educação a distância, destinado aos servidores públicos que tenham concluído com aprovação o curso de Matemática Básica Instrumental (MBI) nas edições anteriores.

 

Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Oferecer ao servidor público participante uma oportunidade de aperfeiçoar e ampliar seu repertório de conhecimentos matemáticos, além de instrumentalizá-lo para utilizar esses conhecimentos de forma competente e qualificada no atendimento de suas necessidades pessoais e dos interesses institucionais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar um amplo debate sobre a importância, a presença e a abrangência da Matemática na vida em sociedade e no desenvolvimento do país;

- Aperfeiçoar os conhecimentos matemáticos já existentes na bagagem cultural do participante;

- Capacitar o participante, ampliando suas competências matemáticas de modo a atender as demandas do seu local de trabalho que exijam conhecimentos matemáticos;

- Instrumentalizar o participante, buscando sempre que possível a articulação desses conhecimentos às novas tecnologias de informação e comunicação, de forma a dinamizar e potencializar a execução de suas atribuições e responsabilidades.

 

Público-alvo:

Servidores públicos das três esferas governamentais (federais, estaduais ou municipais).

 

Modalidade:

A Distância.

 

Carga-horária:

60 horas.

 

Metodologia:

 

O curso é composto por 7 (sete) módulos semanais e contará com professores que farão a mediação pedagógica (tutoria a distância) junto aos participantes, nos encontros virtuais na Plataforma EAD UFRJ.

- Pré-requisitos:

 
1. Facilidade de navegação na internet e no ambiente Windows, e conhecimento dos pacotes Office e/ou BrOffice. 
2. Ter cursado com aprovação o curso de Matemática Básica Instrumental nas turmas "2016", "2017", "2018" ou "2019 - Parte I".  

- Para os encontros virtuais, será utilizada a Plataforma Moodle EAD UFRJ, onde o material didático em mídia digital a ser estudado, as tarefas a serem realizadas e os fóruns de discussão serão disponibilizados pelos professores da Tutoria a Distância, que farão a mediação pedagógica e a avaliação do rendimento dos participantes. Pretende-se que os fóruns sejam ambientes sociais leves e flexíveis, estimulando a problematização, a reflexão e a construção colaborativa de conhecimentos matemáticos de forma contextualizada e emancipadora. Nesse sentido, os professores de nossa equipe atuarão como facilitadores, motivadores e propositores de questões que fomentem a discussão, a reflexão e estimulem o pensamento crítico sobre o assunto discutido e, consequentemente, o desenvolvimento dos participantes. 

 

Conteúdo:

Módulo I: Matemática na contemporaneidade: algumas reflexões

Módulo II: Uma passada na estação Aritmética: discutindo conceitos elementares.

Módulo III: Proporcionalidade e Funcionalidade: discutindo relações.

Módulo IV: Refletir é preciso: uma pausa para discussão.

Módulo V: Matemática Financeira: discutindo investimentos.

Módulo VI: Probabilidade e Estatística: discutindo eventos.

Módulo VII: Trabalho Final (TFC) e Avaliação do Curso. 

 

Inscrições: 

Início: 27/05/2019 a 26/06/2019

 

Período de realização:

Início: 01/07/2019

Previsão de término: 18/08/2019

  

Local das aulas:

Plataforma EAD UFRJ: http://ead.ufrj.br

Número de vagas:

60 vagas.

 

Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:

- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;

- Clique em Cadastrar-se;

- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.

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Educação Superior em Perspectiva: aspectos históricos e contemporâneos do Sistema Universitário Federal Brasileiro

 

VAGAS ESGOTADAS!

 Apresentação:

O curso possibilita o aprofundamento das reflexões acerca da realidade contemporânea da educação superior, bem como dos desafios que se colocam para a universidade no século XXI, época em que as novas formas de produção e socialização do conhecimento, aliados à expansão, interiorização e democratização do acesso à educação superior, passam a exigir a reconfiguração de modelos e das múltiplas concepções sobre a instituição universitária. O curso propõe a atualização das discussões acerca do caráter público da educação superior brasileira, sobretudo no que se refere às formas de financiamento e gestão.

 

Objetivos:

 - Contribuir para amadurecimento das reflexões da comunidade universitária e demais profissionais do campo da educação sobre a atual conjuntura da educação superior pública no Brasil.


- Ampliar o conhecimento sobre as características constitutivas do sistema público federal de educação superior brasileiro.

- Ampliar as possibilidades de reflexões acerca das transformações advindas na última década, sobretudo a partir das novas realidades pós REUNI e Lei de Cotas (Democratização do acesso, condições de permanência e gestão orçamentária / financiamento público).

- Na perspectiva dialógica que caracteriza toda ação extensionista, objetiva também a troca de experiências entre os diversos alunos, que poderão refletir coletivamente a partir das diversas experiências vivenciadas nas/pelas instituições, numa retroalimentação do fazer profissional.

 

Público-alvo:

Servidores docentes e técnico-administrativos de Instituições Federais de Educação Superior.

 

 Modalidade:

À distância, no ambiente virtual da UFRJ.

  

Pré-requisitos:

Nível médio, conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma, diariamente (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).

 

Carga-horária:

90 horas

 

Conteúdo:

1) Aspectos gerais da formação das instituições de ensino superior no Brasil do século XIX. O século XX e a criação das primeiras universidades brasileiras 

2) A Era Vargas e os modelos universitários em disputa. O contexto de criação da URJ, USP e UDF

3) Os anos 1950-1960: ampliação do sistema e a Reforma Universitária de 1968. 

4) A redemocratização do país, os anos de 1990 e a crise do sistema universitário público federal. A “universidade em ruínas na República dos Professores”. 

5) O período Lula e o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais (REUNI). As políticas de democratização do acesso e permanência: novas formas de acesso ao ensino superior e as ações afirmativas.

6) As novas configurações da educação superior no contexto da internacionalização e do modelo neoliberal

 

Metodologia:

O conteúdo programático está divido em módulos e as atividades serão coordenadas por monitores, com os alunos divididos em grupos. O conteúdo teórico será apresentado por meio de bibliografia atualizada e as discussões serão facilitadas pela exposição de vídeos temáticos, disponibilizados no Youtube. As discussões serão organizadas por Fóruns temáticos, moderadas pelos monitores, seguidas de trabalhos a serem realizados individualmente pelos participantes.

Neste formato de curso é necessário que o cursista acesse o ambiente de aprendizagem para participar das atividades dentro do período semanal estipulado. Neste sentido, é essencial que o aluno tenha comprometimento, disciplina e tempo disponível para levar adiante o curso.

 

Período de inscrição:

01/02 a 13/03/2019

 

Período de realização:

ATENÇÃO: O início do curso foi adiado para 18/03 (segunda-feira).

18/03 a 18/07/2019

 

Local das aulas:

Aulas a distância por meio da plataforma: ead.ufrj.br

 

Número de vagas:

90 vagas.

 

Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e siga os passos abaixo:

- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;

- Clique em Cadastrar-se;

- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.

 

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Administração e Gestão Pública - uma nova perspectiva com a prática do PMBoK (Noções Básicas)

 

Apresentação:

Este curso de extensão tem como objetivo capacitar servidores públicos de todas as esferas governamentais (Municipal, Estadual e Federal), comprometido com a melhoria no desempenho profissional, na intenção de que as competências, habilidades e aptidões dos servidores estejam sempre atualizadas. Há de se reconhecer que essas práticas apontam para resultados positivos, que estimulam a valorização e a elevação da autoestima, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional do capital social da instituição.

 

 

Objetivos:

1 - Motivar aos servidores das esferas governamentais (municipal, estadual e federal) em suas iniciativas de capacitações voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e pessoais;

2 - Promover a capacitação gerencial básica do servidor e sua qualificação para o exercício de atividades de gerenciamento, gestão e assessoramento;

3 - Apresentar conceitos da gestão de projetos (PMBOK), em conformidade com a administração e gestão pública;

4 - Propiciar uma formação básica (teórica e prática) nas diversas áreas que compõem os processos da administração e da gestão pública;

5 - Contribuir na formação de gestores que possam, no futuro, participar e/ou liderar, de forma ativa e reflexiva, os processos e a tomada de decisão.

 

 

Público-alvo:

Servidores públicos de todas as esferas governamentais (Municipal, Estadual e Federal).

 

 

Modalidade, Metodologia e Avaliação:

1 – Modalidade: O curso será ministrado na modalidade EaD, na sua totalidade online, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle;

2 – Metodologia: serão utilizados diversos materiais didáticos e com apoio de um tutor online para auxiliar nas dúvidas referentes a sala de aula virtual, assim como também em dúvidas referentes ao conteúdo do curso. O curso conta com o Guia PMBOK, com revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas, e debates sobre as experiências e práticas educacionais. A abordagem a ser utilizada visa à interação, a participação e a construção do conhecimento;

3 – Avaliação: Será aplicado um simulado ao final do curso, com o objetivo de apurar o conhecimento alcançado pelos alunos.

 

 Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).

 

Carga-horária:

60 horas.

 

Conteúdo:

O curso é composto por 5 (cinco) disciplinas:

1 - Ambientação e apresentação do curso;

2 - Introdução à gestão de projetos;

3 - Administração e gestão pública;

4 - Gerência das partes interessadas;

5 - Gerência de escopo.

 

Inscrição:

De 11/03 a 25/03/2019

  

Período de realização do curso:

Início: 02/04/2019

Previsão de término: 03/06/2019

 

Local das aulas:

Sala virtual por meio da plataforma Moodle, ambientevirtual.nce.ufrj.br

 

Número de vagas:

150 vagas

 

 INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Por motivo de frequentes incompatibilidades operacionais com o nosso sistema, solicitamos aos candidatos que não utilizem o serviço de e-mail hotmail.

 

Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:

- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;

- Clique em Cadastrar-se;

- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.

 

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