Como se inscrever nos cursos:
1) Na página inicial, clique no curso de interesse para acessar a descrição com informações detalhadas e o link de inscrição;
2) Leia com atenção toda a descrição do curso (fique atento à metodologia para garantir que realmente terá condições de se dedicar ao curso) e clique em "Inscrever".
3) Ao acessar o link, clique em Acesso e Cadastrar-se, e faça o cadastro no sistema.
4) Depois, inscreva-se no curso desejado.Solicitamos que não se inscreva em muitos cursos pois há a necessidade de participação ativa e constante na plataforma!
Após a inscrição no curso, em caso de curso a distância, aguarde um e-mail com informações de acesso ao ambiente virtual.
Os servidores que tiverem dúvidas ou dificudades para realizar a inscrição podem entrar em contato com a equipe do PROFOS.
Matemática Básica Instrumental - Parte II (A Distância)
Apresentação:
Neste Curso, ampliamos a discussão e o estudo dos conceitos matemáticos abordados no Curso de Matemática Básica Instrumental - Parte I, e abordamos alguns outros conceitos, sempre buscando contextualizá-los com as diferentes realidades sociais e laborais vivenciadas pelo(a)s servidore(a)s público(a)s participantes, de maneira que se percebam competentes para instrumentalizar a Matemática em suas necessidades de forma reflexiva e qualificada. Trata-se de um curso de formação continuada, realizado na modalidade de educação a distância, destinado aos servidores públicos que tenham concluído com aprovação o curso de Matemática Básica Instrumental (MBI) nas edições anteriores.
Objetivos:
OBJETIVO GERAL
Oferecer ao servidor público participante uma oportunidade de aperfeiçoar e ampliar seu repertório de conhecimentos matemáticos, além de instrumentalizá-lo para utilizar esses conhecimentos de forma competente e qualificada no atendimento de suas necessidades pessoais e dos interesses institucionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oportunizar um amplo debate sobre a importância, a presença e a abrangência da Matemática na vida em sociedade e no desenvolvimento do país;
- Aperfeiçoar os conhecimentos matemáticos já existentes na bagagem cultural do participante;
- Capacitar o participante, ampliando suas competências matemáticas de modo a atender as demandas do seu local de trabalho que exijam conhecimentos matemáticos;
- Instrumentalizar o participante, buscando sempre que possível a articulação desses conhecimentos às novas tecnologias de informação e comunicação, de forma a dinamizar e potencializar a execução de suas atribuições e responsabilidades.
Público-alvo:
Servidores públicos das três esferas governamentais (federais, estaduais ou municipais).
Modalidade:
A Distância.
Carga-horária:
60 horas.
Metodologia:
O curso é composto por 7 (sete) módulos semanais e contará com professores que farão a mediação pedagógica (tutoria a distância) junto aos participantes, nos encontros virtuais na Plataforma EAD UFRJ.
- Pré-requisitos:
1. Facilidade de navegação na internet e no ambiente Windows, e conhecimento dos pacotes Office e/ou BrOffice.
2. Ter cursado com aprovação o curso de Matemática Básica Instrumental nas turmas "2016", "2017", "2018" ou "2019 - Parte I".
- Para os encontros virtuais, será utilizada a Plataforma Moodle EAD UFRJ, onde o material didático em mídia digital a ser estudado, as tarefas a serem realizadas e os fóruns de discussão serão disponibilizados pelos professores da Tutoria a Distância, que farão a mediação pedagógica e a avaliação do rendimento dos participantes. Pretende-se que os fóruns sejam ambientes sociais leves e flexíveis, estimulando a problematização, a reflexão e a construção colaborativa de conhecimentos matemáticos de forma contextualizada e emancipadora. Nesse sentido, os professores de nossa equipe atuarão como facilitadores, motivadores e propositores de questões que fomentem a discussão, a reflexão e estimulem o pensamento crítico sobre o assunto discutido e, consequentemente, o desenvolvimento dos participantes.
Conteúdo:
Módulo I: Matemática na contemporaneidade: algumas reflexões
Módulo II: Uma passada na estação Aritmética: discutindo conceitos elementares.
Módulo III: Proporcionalidade e Funcionalidade: discutindo relações.
Módulo IV: Refletir é preciso: uma pausa para discussão.
Módulo V: Matemática Financeira: discutindo investimentos.
Módulo VI: Probabilidade e Estatística: discutindo eventos.
Módulo VII: Trabalho Final (TFC) e Avaliação do Curso.
Inscrições:
Início: 27/05/2019 a 26/06/2019
Período de realização:
Início: 01/07/2019
Previsão de término: 18/08/2019
Local das aulas:
Plataforma EAD UFRJ: http://ead.ufrj.br
Número de vagas:
60 vagas.
Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:
- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;
- Clique em Cadastrar-se;
- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.
Educação Superior em Perspectiva: aspectos históricos e contemporâneos do Sistema Universitário Federal Brasileiro
VAGAS ESGOTADAS!
Apresentação:
O curso possibilita o aprofundamento das reflexões acerca da realidade contemporânea da educação superior, bem como dos desafios que se colocam para a universidade no século XXI, época em que as novas formas de produção e socialização do conhecimento, aliados à expansão, interiorização e democratização do acesso à educação superior, passam a exigir a reconfiguração de modelos e das múltiplas concepções sobre a instituição universitária. O curso propõe a atualização das discussões acerca do caráter público da educação superior brasileira, sobretudo no que se refere às formas de financiamento e gestão.
Objetivos:
- Contribuir para amadurecimento das reflexões da comunidade universitária e demais profissionais do campo da educação sobre a atual conjuntura da educação superior pública no Brasil.
- Ampliar o conhecimento sobre as características constitutivas do sistema público federal de educação superior brasileiro.
- Ampliar as possibilidades de reflexões acerca das transformações advindas na última década, sobretudo a partir das novas realidades pós REUNI e Lei de Cotas (Democratização do acesso, condições de permanência e gestão orçamentária / financiamento público).
- Na perspectiva dialógica que caracteriza toda ação extensionista, objetiva também a troca de experiências entre os diversos alunos, que poderão refletir coletivamente a partir das diversas experiências vivenciadas nas/pelas instituições, numa retroalimentação do fazer profissional.
Público-alvo:
Servidores docentes e técnico-administrativos de Instituições Federais de Educação Superior.
Modalidade:
À distância, no ambiente virtual da UFRJ.
Pré-requisitos:
Nível médio, conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma, diariamente (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).
Carga-horária:
90 horas
Conteúdo:
1) Aspectos gerais da formação das instituições de ensino superior no Brasil do século XIX. O século XX e a criação das primeiras universidades brasileiras
2) A Era Vargas e os modelos universitários em disputa. O contexto de criação da URJ, USP e UDF
3) Os anos 1950-1960: ampliação do sistema e a Reforma Universitária de 1968.
4) A redemocratização do país, os anos de 1990 e a crise do sistema universitário público federal. A “universidade em ruínas na República dos Professores”.
5) O período Lula e o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais (REUNI). As políticas de democratização do acesso e permanência: novas formas de acesso ao ensino superior e as ações afirmativas.
6) As novas configurações da educação superior no contexto da internacionalização e do modelo neoliberal
Metodologia:
O conteúdo programático está divido em módulos e as atividades serão coordenadas por monitores, com os alunos divididos em grupos. O conteúdo teórico será apresentado por meio de bibliografia atualizada e as discussões serão facilitadas pela exposição de vídeos temáticos, disponibilizados no Youtube. As discussões serão organizadas por Fóruns temáticos, moderadas pelos monitores, seguidas de trabalhos a serem realizados individualmente pelos participantes.
Neste formato de curso é necessário que o cursista acesse o ambiente de aprendizagem para participar das atividades dentro do período semanal estipulado. Neste sentido, é essencial que o aluno tenha comprometimento, disciplina e tempo disponível para levar adiante o curso.
Período de inscrição:
01/02 a 13/03/2019
Período de realização:
ATENÇÃO: O início do curso foi adiado para 18/03 (segunda-feira).
18/03 a 18/07/2019
Local das aulas:
Aulas a distância por meio da plataforma: ead.ufrj.br
Número de vagas:
90 vagas.
Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e siga os passos abaixo:
- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;
- Clique em Cadastrar-se;
- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.
Administração e Gestão Pública - uma nova perspectiva com a prática do PMBoK (Noções Básicas)
Apresentação:
Este curso de extensão tem como objetivo capacitar servidores públicos de todas as esferas governamentais (Municipal, Estadual e Federal), comprometido com a melhoria no desempenho profissional, na intenção de que as competências, habilidades e aptidões dos servidores estejam sempre atualizadas. Há de se reconhecer que essas práticas apontam para resultados positivos, que estimulam a valorização e a elevação da autoestima, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional do capital social da instituição.
Objetivos:
1 - Motivar aos servidores das esferas governamentais (municipal, estadual e federal) em suas iniciativas de capacitações voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e pessoais;
2 - Promover a capacitação gerencial básica do servidor e sua qualificação para o exercício de atividades de gerenciamento, gestão e assessoramento;
3 - Apresentar conceitos da gestão de projetos (PMBOK), em conformidade com a administração e gestão pública;
4 - Propiciar uma formação básica (teórica e prática) nas diversas áreas que compõem os processos da administração e da gestão pública;
5 - Contribuir na formação de gestores que possam, no futuro, participar e/ou liderar, de forma ativa e reflexiva, os processos e a tomada de decisão.
Público-alvo:
Servidores públicos de todas as esferas governamentais (Municipal, Estadual e Federal).
Modalidade, Metodologia e Avaliação:
1 – Modalidade: O curso será ministrado na modalidade EaD, na sua totalidade online, sendo utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle;
2 – Metodologia: serão utilizados diversos materiais didáticos e com apoio de um tutor online para auxiliar nas dúvidas referentes a sala de aula virtual, assim como também em dúvidas referentes ao conteúdo do curso. O curso conta com o Guia PMBOK, com revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas, e debates sobre as experiências e práticas educacionais. A abordagem a ser utilizada visa à interação, a participação e a construção do conhecimento;
3 – Avaliação: Será aplicado um simulado ao final do curso, com o objetivo de apurar o conhecimento alcançado pelos alunos.
Pré-requisito:
Conhecimentos básicos de informática e disponibilidade de acesso à plataforma (inclusive nos finais de semanas e feriados, quando necessário).
Carga-horária:
60 horas.
Conteúdo:
O curso é composto por 5 (cinco) disciplinas:
1 - Ambientação e apresentação do curso;
2 - Introdução à gestão de projetos;
3 - Administração e gestão pública;
4 - Gerência das partes interessadas;
5 - Gerência de escopo.
Inscrição:
De 11/03 a 25/03/2019
Período de realização do curso:
Início: 02/04/2019
Previsão de término: 03/06/2019
Local das aulas:
Sala virtual por meio da plataforma Moodle, ambientevirtual.nce.ufrj.br
Número de vagas:
150 vagas
INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
Por motivo de frequentes incompatibilidades operacionais com o nosso sistema, solicitamos aos candidatos que não utilizem o serviço de e-mail hotmail.
Para se inscrever no curso clique em Inscrever, e depois siga os passos abaixo:
- No canto superior esquerdo, clique em Acesso;
- Clique em Cadastrar-se;
- Efetue seu cadastro no sistema e clique no curso para realizar a inscrição.